AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

O destino dos corpos esquecidos do Vale dos Caídos

| 28/10/2019

O destino dos corpos esquecidos do Vale dos Caídos

by | 28 Out 19 | Direitos Humanos, Estado, Política e Religiões, Sociedade - homepage, Últimas

Vale dos Caídos. Foto © Samuel Santos/Creative Commons

 

O que fazer agora aos corpos de Primo de Rivera e das cerca de 34 mil pessoas que foram enterradas no Vale dos Caídos, 10 mil dos quais sem nome e sem conhecimento das famílias? Depois da trasladação do corpo do ditador Francisco Franco, consumada quinta-feira, 24 de outubro, graças à decisão do Supremo Tribunal de Espanha, a pergunta é legítima. Os restos mortais de Franco, 44 anos após a sua morte, foram levados para o cemitério de El Pardo, em Mingorrubio (a cerca de 40 quilómetros de Madrid). Mas esta decisão leva à pergunta colocada pelo Religión Digital.

O Vale dos Caídos (ou Abadia de Santa Cruz do Vale dos Caídos) é um monumento franquista com uma basílica, construído entre 1940 e 1958 e inaugurado em 1959 como memorial aos nacionalistas mortos na Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Foi construído no município de San Lorenzo de El Escorial, a 40 quilómetros de Madrid. Apesar de não ter sido vítima do conflito, Franco quis ser enterrado ali, no seu “mausoléu”. Durante anos, foi debatida a possibilidade de exumar Franco do local, com muitas pessoas a defender que a sua sepultura no Vale era uma afronta à memória dos que lutaram no conflito.

 

O paradoxo de Rivera

Apesar disto, Franco não foi (e continua a não ser) a única figura controversa sepultada no local. José António Primo de Rivera, antigo advogado, político espanhol e um dos fundadores da Falange Espanhola (movimento de extrema-direita que Franco integrava), foi julgado pelo Governo da II República Espanhola (1931-1939) por sublevação, fuzilado a 20 de novembro de 1936 e enterrado numa fossa comum em Alicante. No fim da guerra, o seu corpo foi exumado e transladado para o Mosteiro de El Escorial; mas em 1959, Franco exigiu que o seu corpo fosse exumado de novo e sepultado com todas as honras no Vale dos Caídos, no dia anterior ao da inauguração do monumento e da basílica.

Primo de Rivera não estava mencionado no decreto-lei com que o Governo espanhol anunciou a exumação do corpo de Franco. O que também causa perplexidade é que Franco e Rivera estavam enterrados um ao lado do outro, diante do altar da basílica – em completo desrespeito pelo Direito Canónico, que estipula a proibição da sepultura de figuras não-religiosas em lugares de culto. Antes da controvérsia, o Congresso (parlamento) espanhol tinha instado em 2017 o Governo (na altura do PP, com o primeiro-ministro Mariano Rajoy) a trasladar os restos mortais de Franco para um lugar “não proeminente”, o que o PSOE retomou em 2018.

 

De mausoléu a lugar de oração

Além do ditador, o mausoléu franquista acolhe os restos mortais de 33.833 pessoas. Um terço dessas – mais de 10 mil – estão ainda por identificar e sem conhecimento das famílias. “Por isto, não se pode dar por encerrado o problema de Cuelgamuros. Esta é a maior fossa comum no mundo”, afirma Chato Galante, um antigo preso do regime e membro da Coordenação Estatal de apoio à Querela Argentina contra os crimes do Franquismo (CEAQUA, em espanhol). “Temos de garantir que pessoas, cujos familiares estão aqui enterrados, podem recuperá-los e decidir o que querem fazer com eles.”

“A via judicial está aberta, mas não é a única solução”, acrescenta Eduardo Ranz, advogado. “Temos de reconhecer os direitos através de um processo de avaliação administrativa e cujo propósito consiste em ver se é viável a exumação e a identificação das vítimas, porque muitas já não podem ser identificadas.”

 

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.