O pontificado de Francisco, que durou 12 anos, assistiu a pequenos passos para o avanço das mulheres na Igreja. Durante anos, talvez não saibamos quais serão os objectivos de um novo papado.
O Papa Francisco morreu. Será que um novo papa vai fazer alguma diferença para as mulheres?
É claro que não sabemos quem será o novo papa, mas ele será certamente escolhido entre os cardeais que se reunirão em Roma para eleger o próximo sucessor de São Pedro.
A sua escolha não será certamente “ela”.
As reviravoltas, por vezes orantes, muitas vezes políticas, antes e durante as sessões fechadas do conclave para votar o próximo papa, centrar-se-ão na idade, no intelecto, nos interesses e nas histórias dos papabile, ou “papáveis”, que se encontram nas suas fileiras. As competências linguísticas e o historial administrativo são importantes. A personalidade também.
Em última análise, a peculiar mistura entre o que foi e o que os cardeais eleitores esperam que venha a ser, conjuga-se para levar à eleição de um dos seus membros. O anúncio “Habemus papam” ressoa na Praça de São Pedro, como em março de 2013, quando o cardeal arcebispo de Buenos Aires, Argentina, aceitou a sua eleição. Jorge Mario Bergoglio pediu para ser chamado de Francisco, em homenagem ao homem pobre de Assis. Assim começou um reinado de 12 anos em que foram dados pequenos passos para o avanço das mulheres na Igreja.
Ele fez tudo o que pôde.
Francisco clarificou a lei: “Leigos” significa tanto mulheres como homens não ordenados. Em seguida, garantiu formalmente que todos os cargos de gestão não sacramentais, pelo menos na sua própria Cúria, estariam abertos a todos os leigos. Deu às mulheres o direito de discutir e até mesmo votar no Sínodo 2021-2023 sobre Sinodalidade, insistindo que toda a Igreja deve ser consultada e considerada.
Ao longo do caminho, Francisco também insultou as mulheres e aparentemente ignorou alguns dos seus pedidos mais prementes.
Ele chamou as mulheres que nomeou para a Comissão Teológica Internacional, um órgão adjunto de especialistas não remunerados ligado ao Dicastério para a Doutrina da Fé, de “as cerejas do bolo”. Contou piadas sobre sogras. Defendia que um “princípio petrino” restringia o ministério sacramental aos homens, enquanto um “princípio mariano” ditava o lugar das mulheres.
As pessoas tendem a esquecer as tensões da sua vida: ele era um argentino idoso de ascendência italiana que fazia o máximo que podia dentro dos parâmetros de uma Igreja controlada por homens.
Ele demorou a tomar uma decisão sobre as mulheres diáconos, deixando-a para o seu sucessor, mas conseguiu que a Igreja falasse seriamente sobre a questão. Entre 2021 e 2024, as sucessivas rondas de oração e discussão no Sínodo sobre a Sinodalidade restringiram-se a assuntos não doutrinais e, o que é importante, as mulheres diáconos permaneceram na agenda.
Depois, na última ronda das deliberações do Sínodo, retirou a questão da mesa, atribuindo-a a um “Grupo de Estudo” secreto, constituído por funcionários não identificados do Dicastério para a Doutrina da Fé.
Foi uma falta de transparência ou uma manobra brilhante para evitar um cisma?
Será que o próximo papa vai ser diferente? No seu início, o novo papado pode encorajar a esperança de que a Igreja inclua as mulheres ainda mais do que Francisco fez na direção e talvez no ministério. Ou talvez não.
Seja como for, o legado de Francisco é esperança – para as mulheres e para todas as pessoas. Foi certamente uma viagem interessante. Que ele descanse em paz e que todos nós possamos fazer eco da sua bondade.
Phyllis Zagano integrou a Comissão para o Estudo do Diaconado das Mulheres (2016-2018). É investigadora na Universidade de Hofstra, Hempstead, Nova Iorque, e o seu livro mais recente é Just Church: Catholic Social Teaching, Synodality, and Women (Paulist, 2023) [Igreja justa: ensino social católico, sinodalidade e mulheres]. Este texto foi inicialmente publicado no Religion News Service e é publicado em Portugal por cedência da autora e daquela publicação ao 7MARGENS.










