“O Papa das famílias” junta biógrafo de Francisco e teólogo dos EUA em Lisboa

| 17 Jul 19

O jornalista Austen Ivereigh, numa conferência sobre o Papa, no Brasil. Imagem reproduzida de um vídeo da Unisinos.

 

Austen Ivereigh, biógrafo do Papa Francisco e autor do livro Francisco – O Grande Reformador, e o padre jesuíta James Keenan, nome importante da teologia moral, serão os dois intervenientes na conferência “O Papa das Famílias”, que decorre quinta-feira, 18 de Julho, em Lisboa. Ambos procurarão “ajudar a compreender o contexto” no qual surgiu a exortação apostólica Amoris laetitia (A Alegria do Amor), sobre a família, bem como qual a “visão do Papa sobre a Igreja, a sua teologia e preocupações pastorais”.

A iniciativa, que decorre a partir das 21h no Colégio São João de Brito, em Lisboa, com entrada livre e tradução simultânea, é promovida pela Pastoral da Família da Companhia de Jesus e pela revista Brotéria. E surge também na sequência dos dois Sínodos dos Bispos dedicados à família – que deram origem à exortação do Papa, documento que tem sido objecto de grande debate no interior da Igreja Católica.

O jornalista inglês Austen Ivereigh é autor de uma das mais completas biografias do Papa Francisco, editado em Portugal pela Vogais. Fundador e coordenador do Catholic Voices, projecto editorial que procura colocar católicos com opinião presentes nos média, exerceu também as funções de porta-voz e assessor do arcebispo emérito de Westminster, cardeal Cormac Murphy-O’Connor.

James Keenan, padre jesuíta dos EUA, é professor e director do Instituto Jesuíta do Boston College. Especialista em ética das virtudes, bioética e história de éticas teológicas, recebeu em Junho o prémio de teologia John Courtney Murray, atribuído pela Catholic Theological Society of America.

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This