"Preocupação e tristeza"

Papa apela ao diálogo para pacificação da Nicarágua

| 21 Ago 2022

Imagem de arquivo (2018) do Papa Francisco na alocução do Angelus. Foto © Paris Orlando, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons.

Imagem de arquivo (2018) do Papa Francisco na alocução do Angelus. Foto © Paris Orlando, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

 

O Papa veio manifestar a sua “preocupação e tristeza” pela situação que se vive na Nicarágua, depois de a polícia ter invadido a cúria episcopal de Matagalpa, no norte do país, e ter prendido o bispo Rolando Alvarez, vários padres e alguns leigos.

Francisco disse acompanhar “de perto com preocupação e tristeza a situação que se criou na Nicarágua, que envolve pessoas e instituições”. 

Na alocução do Angelus, este domingo, na Praça de São Pedro, no Vaticano, citado pela agência Vatican News, o Papa Francisco deixou ainda um apelo, sem personalizar, dirigido a “todos” neste país da América Central: “Gostaria de expressar a minha convicção e a minha esperança de que, através de um diálogo aberto e sincero, se possam encontrar as bases para uma convivência respeitosa e pacífica. Peçamos ao Senhor, por intercessão da Puríssima, para que inspire esta vontade concreta no coração de todos.”

Na referida alocução, o Papa saudou ainda várias comunidades romanas e de peregrinos de diferentes regiões da Itália, instando por exemplo os jovens do Caminho da Via Lucis a seguirem o exemplo dos santos da “porta ao lado” e encontrarem os pobres que vivem nas estações ferroviárias.

 

O ressentimento não melhora o país

O ressentimento não melhora o país novidade

“O ressentimento é hoje um sentimento amplamente partilhado. Experimentado por muitos, o ressentimento é também bastante fomentado e instrumentalizado, designadamente pelos que julgam poder obter benefícios políticos ao assanhar emoções – através das redes sociais, sobretudo – e devastar a concórdia cívica.” A reflexão de Eduardo Jorge Madureira, no À Margem desta semana.

Liberdade global diminui pelo 18.º ano consecutivo

Relatório da Freedom House

Liberdade global diminui pelo 18.º ano consecutivo novidade

A organização sem fins lucrativos Freedom House, sediada em Washington (EUA), acaba de lançar o seu principal relatório, que acompanha anualmente, desde 1973, as tendências globais em direitos políticos e liberdades civis. Intitulado “Os danos crescentes provocados por eleições fracassadas e conflitos armados”, o documento indica que a liberdade global diminuiu pelo 18.º ano consecutivo em 2023, uma vez que os direitos e as liberdades civis se deterioraram em 52 países. As melhorias foram verificadas em apenas 21 Estados.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Um encontro inter-religioso para assinalar o Dia Internacional da Mulher

Dia 5 de março, online

Um encontro inter-religioso para assinalar o Dia Internacional da Mulher novidade

A União das Organizações Femininas Católicas (UMOFC), com o apoio do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso (DDI), vai celebrar o Dia Internacional da Mulher 2024 com um encontro ecuménico e inter-religioso. A iniciativa está agendada para 5 de março, vai decorrer online, e pretende reunir representantes de diferentes tradições religiosas para refletir sobre “o papel crucial que as mulheres de fé desempenham na construção de uma cultura de paz”.

Inaugurada a maior mesquita de África e terceira maior do mundo

Na Argélia

Inaugurada a maior mesquita de África e terceira maior do mundo novidade

Depois de 12 anos de construção e muitas controvérsias, foi inaugurada no passado fim de semana, na Argélia, aquela que é a maior mesquita do continente africano, a terceira maior do mundo – a seguir às de Medina e de Meca -, e a que tem o mais alto minarete alguma vez erguido. Com cerca de 20 mil metros quadrados e capacidade para acolher 120 mil fiéis, a Djamaâ El-Djazaïr (em português, Grande Mesquita de Argel) é, na verdade, muito mais que uma mesquita.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This