Vaticano

Papa convoca cimeira com responsáveis cristãos do Líbano

| 31 Mai 2021

Beirute. Líbano

A zona envolvcente do porto de Beirute destruída depois da explosão de Agosto de 2020: o Papa quer analisar a “preocupante situação do país” e rezar “pelo dom da paz e da estabilidade”. Foto © Wikimedia Commons

 

O Papa anunciou hoje a realização de um encontro com os principais responsáveis das comunidades cristãs do Líbano, a 1 de julho, no Vaticano.

Francisco disse que a iniciativa visa analisar a “preocupante situação do país” e rezar “juntos pelo dom da paz e da estabilidade”.

“Confio esta intenção à intercessão da Mãe de Deus, tão venerada no Santuário de Harissa e peço-vos que acompanhem a preparação deste evento, desde este momento, com a oração solidária, invocando para aquele amado país um futuro mais sereno”, referiu, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus.

A 8 de março, na sua viagem de regresso a Roma, após a visita ao Iraque, o Papa agradeceu a “generosidade” do povo libanês no acolhimento de refugiados e migrantes, revelando que fez a “promessa” de visitar o Líbano, um país “em crise de vida”.

“O Líbano sofre, o Líbano resulta dum equilíbrio: sente a fragilidade das diversidades, algumas ainda não reconciliadas, mas tem a fortaleza do grande povo reconciliado, como a fortaleza dos cedros. O patriarca Raï pediu-me, por favor, que nesta viagem fizesse etapa em Beirute, mas pareceu-me demasiado pouco: não passava duma migalha para um problema, para um país que sofre como o Líbano”, disse aos jornalistas que o acompanhavam.

 

Pena de morte volta a matar em 2021

Relatório da Amnistia Internacional

Pena de morte volta a matar em 2021 novidade

Em 2021 a Amnistia Internacional (AI) confirmou 579 execuções de pessoas condenadas à morte pelo sistema judicial de 18 países. De acordo com a documentação da AI enviada ao 7MARGENS no dia 23 de maio, aquele número representa um crescimento de 20 por cento em relação ao registado no ano anterior. Contudo, graças à pandemia, em 2021 o número de execuções certificadas continua baixo, sendo o segundo menor desde 2010.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Igreja no apoio às vítimas das cheias

Bangladesh e Índia

Igreja no apoio às vítimas das cheias novidade

Os católicos indianos juntaram-se aos esforços de socorro e resgate organizados por ONG e agências governamentais, na sequência daquilo que os especialistas já consideram ser as piores cheias dos últimos 20 anos, já que o número de mortos pelas inundações em Assam chegou a 24 no estado do nordeste.

Uma renovação a precisar de novos impulsos

Uma renovação a precisar de novos impulsos novidade

  A experiência que fizemos no Concílio Vaticano II constitui o rosto dos documentos tão ricos que ficam como acervo da sua memória, dizia frequentemente o bispo de Aveiro, D. Manuel de Almeida Trindade. Eu era seu colaborador pastoral. E pude verificar como...

Agenda

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This