AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Santa Febe, mulher diácono

Papa cria nova comissão para debater diaconado feminino

| 09/04/2020

Papa cria nova comissão para debater diaconado feminino

by | 9 Abr 20

Santa Febe, mulher diácono

Ícone ortodoxo representando Santa Febe, uma das mulheres diáconos identificadas nos textos de São Paulo.

 

O Papa Francisco cumpriu a promessa feita no encerramento do Sínodo dos Bispos sobre a Amazónia, em Outubro, e criou uma nova comissão para o estudo do diaconado feminino. O grupo será constituído por doze elementos, cinco dos quais mulheres, e terá como presidente o cardeal Giuseppe Petrochi, arcebispo de Áquila (Itália), anunciou o Vaticano nesta quarta-feira, 7 de abril.

Uma primeira comissão de estudo tinha já sido criada em 2016, mas foi inconclusiva, devido à existência de demasiadas divergências entre os 12 historiadores e teólogos que a constituíam, segundo informou o Papa Francisco em maio do ano passado.

Entre os especialistas escolhidos pelo Papa para o novo grupo de debate está a biblista francesa Anne-Marie Pelletier, primeira mulher a receber o Prémio Ratzinger, considerado o ‘Nobel’ da Teologia, e autora das meditações para a Via-Sacra do Papa Francisco no Coliseu de Roma, em 2017. Todos os elementos da comissão são europeus ou norte-americanos, não havendo nenhum representante da Igreja da América Latina, África ou Ásia.

A possibilidade de ordenação de mulheres diáconos (primeiro grau do sacramento da Ordem, atualmente reservado aos homens, e que permite a administração do batismo, e presidir a casamentos e funerais) foi abordada durante o Sínodo realizado em outubro do ano passado, no Vaticano, e apontada como uma das soluções para a falta de padres na região amazónica. O Papa comprometeu-se, na altura, a relançar a comissão de debate sobre o tema.

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This