
Cardeal Konrad Krajewski reza ao lado de uma vala comum em Borodjanka, Ucrânia, durante a sua terceira viagem àquele país, em abril deste ano. Foto © Vatican Media.
Irá sozinho, ao volante de uma carrinha que doará para ajudar na distribuição de alimentos às pessoas em dificuldade, o cardeal Konrad Krajewski, prefeito do novo Dicastério para o Serviço da Caridade. Esta será a quarta vez que se desloca à Ucrânia desde o início da guerra, avançou o Vatican News na tarde desta sexta-feira, 9 de setembro.
A missão tem como destino as áreas de Odessa, Žytomyr, Charkiv, mas também outros lugares no Leste da Ucrânia, onde o esmoleiro do Papa pretende “visitar e apoiar várias comunidades de fiéis, sacerdotes e religiosos, e seus bispos, que há mais de 200 dias continuam nos lugares de seu ministério apesar dos perigos da guerra”.
A viagem conta com o apoio de diversas Cáritas diocesanas, mas é sobretudo “uma viagem silenciosa e evangélica, para estar com as pessoas que sofrem, rezar e confortar cada uma delas mostrando com a sua presença que não estão sozinhas nesta situação que está apenas a causar destruição e morte”.