O Papa Francisco vai falhar as primeiras celebrações da Quaresma. Internado desde 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios, Francisco não participa na tradicional celebração desta Quarta-feira de Cinzas no bairro do Aventino, na capital italiana. A cerimónia vai ser presidida pelo cardeal Angelo De Donatis, penitenciário-mor e delegado de Francisco, anunciou o Vaticano. E no domingo também não estará na habitual eucaristia em São Pedro.
Os serviços de comunicação do Vaticano anunciaram ainda que os exercícios espirituais de Quaresma, para a Cúria Romana – em que estava prevista a participação do Papa – vão ter lugar em “comunhão espiritual” com Francisco, como previsto, de 9 a 14 de março. As reflexões vão ser orientadas pelo padre Roberto Pasolini, sobre o tema “A esperança da vida eterna”.
O estado clínico do Papa manteve-se estável durante o dia de terça-feira, informou ao fim da tarde o Vaticano, acrescentando que o prognóstico se mantém “reservado”.
“O Papa não apresentou episódios de insuficiência respiratória ou broncoespasmo. Manteve-se sem febre, sempre alerta, colaborante na terapêutica e orientado”, refere a nota enviada aos jornalistas. Na tarde de segunda-feira, Francisco tinha apresentado dois episódios de “insuficiência respiratória aguda, que levaram a equipa médica a retomar a ventilação mecânica não invasiva”. De manhã, passou a receber oxigénio de alto débito e fez fisioterapia respiratória.
“Esta noite [de terça-feira], como previsto, será retomada a ventilação mecânica não invasiva até [quarta] de manhã. O prognóstico mantém-se reservado”, acrescenta o boletim diário com informações clínicas.
Durante esta terça-feira, o Papa “alternou entre a oração e o repouso e recebeu a Eucaristia [de] manhã”.
Quarta-feira de Cinzas
As celebrações de Quarta-feira de Cinzas começam às 16h30 (menos uma hora em Lisboa), na igreja de Santo Anselmo, com um momento de oração, seguido da procissão penitencial rumo à Basílica de Santa Sabina, sob a presidência do cardeal Piacenza, acompanhada por cardeais e bispos, os monges beneditinos de Santo Anselmo e os padres dominicanos de Santa Sabina.
A procissão conta com a presença de cardeais, arcebispos, bispos, os monges beneditinos de Santo Anselmo e os padres dominicanos de Santa Sabina. No final da procissão, na Basílica de Santa Sabina, é celebrada a Missa com o rito da bênção e imposição das cinzas.
Mais longo internamento do Papa
O quarto e mais longo internamento do Papa Francisco, no 10.º andar do Gemelli, aconteceu na sequência da “exacerbação da bronquite” que o vinha a afetar há vários dias.
Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina. Na sua juventude, foi operado a um pulmão, parcialmente retirado.
A 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja Católica e também o primeiro pontífice sul-americano.
Imagem de destaque: o Papa Francisco, durante a Oração pela Humanidade, na Praça de São Pedro, em 2020. Foto da transmissão vídeo.










