Papa pede mais mulheres nos cargos de decisão da Igreja

| 9 Out 2020

 

Uma maior integração dos fiéis leigos, em particular das mulheres, nas instâncias de maior responsabilidade dentro da Igreja Católica, é o desejo expresso pelo Papa Francisco, no vídeo da Rede Mundial de Oração do Papa para este mês de outubro, divulgado nesta quinta-feira, dia 8.

“Ninguém foi batizado como padre ou bispo. Todos nós fomos batizados como leigos”, recorda o Papa no vídeo, afirmando que ”leigos e leigas são protagonistas da Igreja”. E, em especial, “deve-se sublinhar o feminino, pois as mulheres costumam ser deixadas de lado”, defende Francisco, insistindo: “Devemos promover a integração das mulheres em lugares onde são tomadas decisões importantes.”

A propósito da intenção escolhida pelo Papa para o mês de outubro, o  padre jesuíta Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa (organização responsável pela produção destes vídeos mensais), refere ao Vatican News que, desde 2013 (ano em que Francisco foi eleito), “muito foi feito, mas muito mais deve ser feito”.

O vídeo foi produzido em colaboração com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e conta com a participação de diversas altas funcionárias do Vaticano e jornalistas do Vatican News.

 

sobre as águas

sobre as águas novidade

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XII do Tempo Comum B. ⁠Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 22 de Junho de 2024.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo”

Na Casa de Oração Santa Rafaela Maria

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo”

Estamos neste mundo, não há dúvida. Mas como nos relacionamos com ele? E qual o nosso papel nele? “Estou neste mundo como num grande templo”, disse Santa Rafaela Maria, fundadora das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, em 1905. A frase continua a inspirar as religiosas da congregação e, neste ano em que assinalam o centenário da sua morte, “a mensagem não podia ser mais atual”, garante a irmã Irene Guia ao 7MARGENS. Por isso, foi escolhida para servir de mote a uma tarde de reflexão para a qual todos estão convidados. Será este sábado, às 15 horas, na Casa de Oração Santa Rafaela Maria, em Palmela, e as inscrições ainda estão abertas.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This