
Papa Francisco no encontro internacional de oração pela paz promovido pela Comunidade de San’Egidio, em outubro de 2020. Foto © Vatican Media.
O Vaticano confirmou esta terça-feira,11, que o Papa Francisco irá juntar-se a diversos líderes religiosos e políticos para uma oração pela paz, no próximo dia 25 de outubro, no Coliseu de Roma. Esta oração será o ato final de um encontro internacional organizado pela Comunidade de Sant’Egídio, que vai já na sua 36º edição, e que este ano será subordinado ao tema “O grito da paz. Religiões e culturas em diálogo”.
“Queremos libertar-nos da prisão da guerra. Faremos ouvir o nosso grito pela paz”, disse o presidente de Sant’Egídio, Marco Impagliazzo, citado pelo Vatican News. “Uma paz sufocada não só na Ucrânia, mas em muitas partes do mundo”. O responsável frisou que, “pela primeira vez, os cristãos rezarão dentro do Coliseu com Francisco”, acrescentando que vários responsáveis religiosos da Rússia e da Ucrânia foram convidados a participar na oração de conclusão do encontro, agendada para as 16h30 (hora local).
A Comunidade de Santo Egídio confirmou também esta terça-feira a presença do presidente francês no dia 23 de outubro, para a abertura do encontro internacional. De acordo com o jornal La Croix, Emmanuel Macron será recebido pelo Papa em audiência privada, no dia seguinte, menos de um ano depois de terem estado juntos pela segunda vez no Vaticano.