Em Aguiar da Beira

“Passaporte do caminheiro” incentiva atividade física e convívio

| 27 Mai 2024

Caminhada na freguesia de Valverde. Foto Município Aguiar da Beira

A primeira caminhada organizada pelo município de Aguiar da Beira decorreu no passado dia 19 de maio, na freguesia de Valverde. Foto © Município Aguiar da Beira

 

Com o propósito de “incentivar as pessoas a praticar desporto, conviver, partilhar momentos e experiências”, o município de Aguiar da Beira, em parceria com as freguesias do concelho, encontra-se a dinamizar o projeto “Caminhadas na natureza”, conforme indicam os próprios serviços de comunicação daquele município português.

Neste contexto, foi criado o “Passaporte do caminheiro”, que pode ser adquirido na primeira caminhada em que cada pessoa participa. Os portadores do passaporte devem levá-lo consigo para todas as caminhadas, para ser carimbado. “Ao participarem em pelo menos dez, o esforço dos caminheiros será reconhecido e terão direito a uma lembrança oferecida pelo município”, destaca a edilidade.

Além da iniciativa ter o propósito de motivar a atividade física e o convívio entre as pessoas, será também uma ocasião para que cada participante “descubra as paisagens” daquele território nacional, realça o município de Aguiar da Beira.

O programa “Caminhadas na natureza” é muito vasto. Iniciou no passado dia 19 de maio, e estende-se até ao dia 23 de setembro. As caminhadas vão decorrer nas freguesias de Dornelas, Penaverde, Sequeiros, Coruche e Pinheiro, entre outras. A iniciativa é destinada a toda a população, sendo que a inscrição é gratuita e deve ser efetuada no início de cada caminhada.

 

Texto redigido por Juliana Batista/revista Fátima Missionária, ao abrigo da parceria com o 7MARGENS.

 

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo”

Na Casa de Oração Santa Rafaela Maria

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo” novidade

Estamos neste mundo, não há dúvida. Mas como nos relacionamos com ele? E qual o nosso papel nele? “Estou neste mundo como num grande templo”, disse Santa Rafaela Maria, fundadora das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, em 1905. A frase continua a inspirar as religiosas da congregação e, neste ano em que assinalam o centenário da sua morte, “a mensagem não podia ser mais atual”, garante a irmã Irene Guia ao 7MARGENS. Por isso, foi escolhida para servir de mote a uma tarde de reflexão para a qual todos estão convidados. Será este sábado, às 15 horas, na Casa de Oração Santa Rafaela Maria, em Palmela, e as inscrições ainda estão abertas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Patriarca de Lisboa convida “todos” para “momento raro” na Igreja

A um mês da ordenação de dois bispos

Patriarca de Lisboa convida “todos” para “momento raro” na Igreja novidade

O patriarca de Lisboa, Rui Valério, escreveu uma carta a convocar “todos – sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis leigos” da diocese para estarem presentes naquele que será o “momento raro da ordenação episcopal de dois presbíteros”. A ordenação dos novos bispos auxiliares de Lisboa, Nuno Isidro e Alexandre Palma, está marcada para o próximo dia 21 de julho, às 16 horas, na Igreja de Santa Maria de Belém (Mosteiro dos Jerónimos).

O exemplo de Maria João Sande Lemos

O exemplo de Maria João Sande Lemos novidade

Se há exemplo de ativismo religioso e cívico enquanto impulso permanente em prol da solidariedade, da dignidade humana e das boas causas é o de Maria João Sande Lemos (1938-2024), que há pouco nos deixou. Conheci-a, por razões familiares, antes de nos encontrarmos no então PPD, sempre com o mesmo espírito de entrega total. [Texto de Guilherme d’Oliveira Martins]

“Sempre pensei envelhecer como queria viver”

Modos de envelhecer (19)

“Sempre pensei envelhecer como queria viver” novidade

O 7MARGENS iniciou a publicação de depoimentos de idosos recolhidos por José Pires, psicólogo e sócio fundador da Cooperativa de Solidariedade Social “Os Amigos de Sempre”. Publicamos hoje o décimo nono depoimento do total de vinte e cinco. Informamos que tanto o nome das pessoas como as fotografias que os ilustram são da inteira responsabilidade do 7MARGENS.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This