Proposta do Centro de Espiritualidade Redentorista

Precisa de um retiro? Segue pelo correio, dentro de uma caixa

| 18 Abr 2023

Retiro Dentro da Caixa, uma proposta do Centro de Espiritualidade Redentorista. Foto © Lurdes Pereira

Dentro de uma caixa como esta, o Centro de Espiritualidade Redentorista envia aos interessados uma proposta de retiro de três dias, incluindo “vários materiais para ajudar quem a recebe a criar um espaço interior – e exterior – de encontro com o evangelho e meditação”. Foto © Lurdes Pereira.

 

Numa altura em que parece estar na moda ser e fazer tudo “fora da caixa”, o Centro de Espiritualidade Redentorista (CER) decidiu ir contra a corrente e preparar uma experiência “dentro da caixa”, mas só literalmente. Trata-se de uma proposta de retiro de três dias, colocada dentro de uma caixa de cartão, que assim pode “chegar facilmente a mais pessoas, de acordo com os seus próprios ritmos”. Haverá ideia mais “fora da caixa”, afinal?

E como é que é possível pôr um retiro dentro de uma caixa? Margarida Ferreira, coordenadora do CER, não quer revelar tudo “para que não se perca a experiência de abrir a caixa e começar”, mas adianta ao 7MARGENS que “lá dentro vai uma proposta e programa de retiro para três dias”, incluindo “vários materiais para ajudar quem a recebe a criar um espaço interior – e exterior – de encontro com o evangelho e meditação”.

Esses materiais, sublinha, são criados artesanalmente pela artista Susana Braguês, “à mão e em silêncio de eremitério, usando essencialmente produtos naturais”. A acompanhá-los segue um “manual de instruções” para fazer a experiência do retiro.

A proposta destina-se a “qualquer pessoa, em qualquer contexto, em todo o tempo e lugar”, assegura Margarida Ferreira, o que significa que é possível fazer o retiro “em dias de trabalho normais, – marcando-os com outro ritmo – em dias de descanso, ou um misto destes dois”. E a experiência pode ser vivida “nas rotinas dos lugares quotidianos, ou pode ser juntando a uma saída a qualquer lado”, acrescenta.

As primeiras 50 caixas, disponibilizadas na Semana Santa, “esgotaram em poucas horas”. Noutro texto publicado esta terça-feira no 7MARGENS, Lurdes Pereira, que recebeu uma delas, partilha como foi esta experiência.

Mas não desesperem aqueles que ficaram interessados, pois o centro prepara-se para fazer, em breve, “outras propostas de Retiro Dentro da Caixa”, com diferentes temas. “A primeira levou-nos ‘àquela Hora com Jesus'”, revela Margarida Ferreira. Para conhecer as seguintes, “o melhor é subscrever a nossa newsletter, é por aí que lançamos sempre as novidades, antes mesmo de colocarmos nas nossas redes sociais”, aconselha a coordenadora do centro de espiritualidade.

 

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção?

“A Lista do Padre Carreira” debate

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção? novidade

Os silêncios do Papa Pio XII durante aa Segunda Guerra Mundial “foram uma escolha”. E não apenas no que se refere ao extermínio dos judeus: “Ele também não teve discursos críticos sobre a Polónia”, um “país católico que estava a ser dividido pelos alemães, exactamente por estar convencido de que uma tomada de posição pública teria aniquilado a Santa Sé”. A afirmação é do historiador Andrea Riccardi, e surge no contexto da reportagem A Lista do Padre Carreira, que será exibida nesta quarta-feira, 31 de Maio, na TVI, numa parceria entre a estação televisiva e o 7MARGENS.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel

Revisão da lei aprovada

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel novidade

Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus”

30 e 31 de maio

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus” novidade

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolhe esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, o simpósio “Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence” (em português, “Violência em Nome de Deus: Das Expectativas Apocalípticas à Violência”), no qual participam alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia para discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This