Oração ecuménica no Vaticano

Prior de Taizé: este Sínodo é uma aventura muito bela

| 21 Jan 2023

Taizé, islão, diálogo islamo-cristão, diálogo inter-religioso

Foto: Encontro de amizade islamo-cristão, na comunidade de Taizé, 15-18 Julho 2021. O irmão Aloïs (2º à esqª), prior de Taizé, com o imã Chemouini Chemsseddine, da mesquita de Massy (Paris-sud). © Taizé-Communauté.

 

“Acho muito belo que a Igreja Católica inicie um sínodo sem saber qual será o resultado final. É uma aventura; mas a própria Igreja é uma aventura” – disse o irmão Aloïs, prior de Taizé, na entrevista que deu a quatro jornais europeus sobre a oração ecuménica que decorrerá na Praça de São Pedro na véspera da abertura da primeira assembleia-geral do Sínodo.

Na entrevista, publicada neste sábado, 21 de janeiro, Alois afirma que o processo sinodal representa “um ponto de viragem” para a Igreja e explica que a vigília de 30 de setembro será uma oração perante a assembleia-geral do Sínodo, “não só com os bispos, mas com todo o povo de Deus”, envolvendo também “os cristãos de outras igrejas e aqueles que estão à margem da sociedade”. A proposta foi feita logo no momento inicial deste sínodo (outubro de 2021) e o Papa acolheu-a com entusiasmo e convidou o irmão Aloïs a concretizá-la.

Desde então, Taizé colabora com o Vaticano e com as comunidades católica, ortodoxa, protestante e anglicana, com os movimentos ecuménicos e agentes da pastoral juvenil para organizar o tempo de oração que o Papa Francisco anunciou após o Angelus do domingo passado nestes termos: “Anuncio que se realizará, no sábado, 30 de setembro próximo, na Praça São Pedro, uma vigília ecuménica de oração, com a qual confiaremos a Deus os trabalhos da 16ª Assembleia-Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Para os jovens que virão à vigília haverá um programa especial durante todo aquele fim de semana, organizado pela Comunidade de Taizé. A partir de agora, convido os irmãos e irmãs de todas as confissões cristãs a participar deste encontro do Povo de Deus.”

O programa completo da iniciativa Juntos será apresentado nesta segunda-feira, 23 de janeiro, no Vaticano, mas o prior de Taizé adiantou na entrevista que “no sábado [dia 30 de setembro] de manhã, os participantes percorrerão vários itinerários pela cidade de Roma ao encontro de lugares de espiritualidade e de fé, mas também de questões sociais e atuais”. Depois de almoço, “diversos movimentos carismáticos organizarão um momento de louvor”, avançou o irmão Aloïs, que antecede a peregrinação até à Praça de São Pedro. A vigília, embora ao estilo de Taizé, contará também com testemunhos de experiências eclesiais e empenhos concretos.

“Vivemos hoje, como Igreja, um momento difícil”, disse aos quatros jornais europeus o sucessor do irmão Roger: “Percebemos cada vez mais que, como igrejas, somos vulneráveis. Já não somos um grande navio navegando pelo oceano da humanidade para salvá-la. Em vez disso, somos um pequeno barco na tempestade.” Mas estas circunstâncias permitem, segundo Alois “tornar muito concreta a confiança no Espírito Santo”, confiando “em Cristo e não nas nossas forças” é possível viver o atual momento com alegria e esperança.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

23 de março

Uma Via-Sacra especial em Guimarães novidade

A música de artistas portugueses como Pedro Abrunhosa, Marisa Liz e Tiago Bettencourt integrará uma Via-Sacra especial organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, e cujas receitas reverterão para o restauro de uma capela. A iniciativa está marcada para o próximo dia 23 de março.

Iniciativa ecuménica

Bispos latino-americanos criam Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) lançou oficialmente esta semana a Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo, anunciou o Vatican News. Um dos principais responsáveis pela iniciativa é o cardeal Luís José Rueda Aparício, arcebispo de Bogotá e presidente da conferência episcopal da Colômbia, que pretende que a nova “pastoral de rua” leve a Igreja Católica a coordenar-se com outras religiões e instituições já envolvidas neste trabalho.

Uma Via-Sacra especial em Guimarães

23 de março

Uma Via-Sacra especial em Guimarães novidade

A música de artistas portugueses como Pedro Abrunhosa, Marisa Liz e Tiago Bettencourt integrará uma Via-Sacra especial organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, e cujas receitas reverterão para o restauro de uma capela. A iniciativa está marcada para o próximo dia 23 de março.

Uma ativista e uma catequista à conversa com uma teóloga e um padre

Uma ativista e uma catequista à conversa com uma teóloga e um padre novidade

Georgina perguntou-se sobre como explicar a dificuldade de relação dos bispos africanos com o mundo LGBTI+, Helena congratulou-se pela presença de leigos na aula sinodal, Serena sublinhou que a participação não se limita a “fazer parte”, inclui “tomar parte”. Aconteceu no Fórum Europeu de Grupos Cristãos LGBTI+, no qual participou Ana Carvalho.

O “Boletim Cinematográfico” na Igreja em Portugal – uma memória histórica

Os primórdios do movimento cinematográfico no seio da Igreja em Portugal

O “Boletim Cinematográfico” na Igreja em Portugal – uma memória histórica novidade

Este é o breve historial de uma publicação simples na sua forma de apresentação, mas que, ao durar persistentemente cerca de cinco décadas, prestou à cultura cinematográfica e à Igreja Católica em Portugal um serviço inestimável e indelevelmente ligado ao nome de Francisco Perestrello, agora falecido.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This