Oração ecuménica no Vaticano

Prior de Taizé: este Sínodo é uma aventura muito bela

| 21 Jan 2023

Taizé, islão, diálogo islamo-cristão, diálogo inter-religioso

Foto: Encontro de amizade islamo-cristão, na comunidade de Taizé, 15-18 Julho 2021. O irmão Aloïs (2º à esqª), prior de Taizé, com o imã Chemouini Chemsseddine, da mesquita de Massy (Paris-sud). © Taizé-Communauté.

 

“Acho muito belo que a Igreja Católica inicie um sínodo sem saber qual será o resultado final. É uma aventura; mas a própria Igreja é uma aventura” – disse o irmão Aloïs, prior de Taizé, na entrevista que deu a quatro jornais europeus sobre a oração ecuménica que decorrerá na Praça de São Pedro na véspera da abertura da primeira assembleia-geral do Sínodo.

Na entrevista, publicada neste sábado, 21 de janeiro, Alois afirma que o processo sinodal representa “um ponto de viragem” para a Igreja e explica que a vigília de 30 de setembro será uma oração perante a assembleia-geral do Sínodo, “não só com os bispos, mas com todo o povo de Deus”, envolvendo também “os cristãos de outras igrejas e aqueles que estão à margem da sociedade”. A proposta foi feita logo no momento inicial deste sínodo (outubro de 2021) e o Papa acolheu-a com entusiasmo e convidou o irmão Aloïs a concretizá-la.

Desde então, Taizé colabora com o Vaticano e com as comunidades católica, ortodoxa, protestante e anglicana, com os movimentos ecuménicos e agentes da pastoral juvenil para organizar o tempo de oração que o Papa Francisco anunciou após o Angelus do domingo passado nestes termos: “Anuncio que se realizará, no sábado, 30 de setembro próximo, na Praça São Pedro, uma vigília ecuménica de oração, com a qual confiaremos a Deus os trabalhos da 16ª Assembleia-Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Para os jovens que virão à vigília haverá um programa especial durante todo aquele fim de semana, organizado pela Comunidade de Taizé. A partir de agora, convido os irmãos e irmãs de todas as confissões cristãs a participar deste encontro do Povo de Deus.”

O programa completo da iniciativa Juntos será apresentado nesta segunda-feira, 23 de janeiro, no Vaticano, mas o prior de Taizé adiantou na entrevista que “no sábado [dia 30 de setembro] de manhã, os participantes percorrerão vários itinerários pela cidade de Roma ao encontro de lugares de espiritualidade e de fé, mas também de questões sociais e atuais”. Depois de almoço, “diversos movimentos carismáticos organizarão um momento de louvor”, avançou o irmão Aloïs, que antecede a peregrinação até à Praça de São Pedro. A vigília, embora ao estilo de Taizé, contará também com testemunhos de experiências eclesiais e empenhos concretos.

“Vivemos hoje, como Igreja, um momento difícil”, disse aos quatros jornais europeus o sucessor do irmão Roger: “Percebemos cada vez mais que, como igrejas, somos vulneráveis. Já não somos um grande navio navegando pelo oceano da humanidade para salvá-la. Em vez disso, somos um pequeno barco na tempestade.” Mas estas circunstâncias permitem, segundo Alois “tornar muito concreta a confiança no Espírito Santo”, confiando “em Cristo e não nas nossas forças” é possível viver o atual momento com alegria e esperança.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Em Lisboa

Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ”

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.

Igreja Católica de França terá assembleia sinodal de 3 em 3 anos

Bispos reestruturam conferência episcopal

Igreja Católica de França terá assembleia sinodal de 3 em 3 anos novidade

Os bispos franceses anunciaram um vasto conjunto de iniciativas e linhas de ação com vista a combater os abusos sexuais na Igreja. Ano e meio depois da apresentação do relatório sobre o tema, os bispos abriram a assembleia da Conferência Episcopal (CEF) à participação de representantes dos fiéis. Uma assembleia sinodal realizar-se-á de três em três anos, em torno de matérias relevantes para a vida da Igreja e da sociedade.

Um lamento de sangue e beleza

Cinema

Um lamento de sangue e beleza novidade

Toda a Beleza e a Carnificina é um documentário de 2022 da realizadora Laura Poitras, que nos leva a percorrer vários períodos da vida e obra da fotógrafa Nan Goldin (1953). (Crítica de Sara Leão).

Jovens vão dizer aos bispos o que querem discutir, num modelo inédito de catequeses da JMJ

Inspirado no processo sinodal

Jovens vão dizer aos bispos o que querem discutir, num modelo inédito de catequeses da JMJ

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 vai inaugurar um novo modelo de catequeses com os bispos, em que os jovens serão “os verdadeiros protagonistas”. Pela primeira vez na história das Jornadas, os jovens de todo o mundo são desafiados a refletir previamente sobre os temas dessas catequeses (as quais mudam de designação e passam a chamar-se encontros) e a partilhar com a organização da JMJ os resultados dessa reflexão. Os encontros, que ocuparão as manhãs de dias 2, 3 e 4 de agosto, serão preparados tendo em conta esses contributos.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This