Inteligência artificial na Bíblia

Precisa de ter uma conversinha com Deus? Já há uma aplicação para isso

| 20 Jul 2023

Aplicação BiblePics. Foto BiblePics

Lançada por uma empresa israelita e disponível no Googleplay, a BiblePics inclui, além da ferramenta de chat, uma galeria com imagens das personagens bíblicas em situações “alternativas”, prontas a serem partilhadas nas redes sociais. Foto © BiblePics.

 

Chama-se BiblePics, foi criada por um empreendedor judeu, e permite falar, através de um chat, não só com Deus, mas também com Jesus, Abraão, Eva, o rei David, e muitas outras personagens bíblicas. A nova aplicação, que diz querer “tirar vantagem dos desenvolvimentos no campo da inteligência artificial” para “dar nova vida às Escrituras”, promete surpreender os utilizadores.

Lançada por uma empresa israelita e disponível no Googleplay – por enquanto apenas para  Android -, a BiblePics inclui, além da ferramenta de chat, uma galeria com imagens das personagens bíblicas em situações “alternativas”, prontas a serem partilhadas nas redes sociais. Desde Jesus a dançar na discoteca a Adão vestido de Super Homem, passando por Sansão a desfilar numa passerelle ou por Moisés a surfar no Mar Vermelho, sem esquecer a secção de “estrelas de rock” bíblicas… a semelhança entre Jesus e os discípulos com os Beatles não é pura coincidência.

Através da aplicação concebida por Sinai Elihai, um ex-colaborador da Google, é ainda possível ler a Bíblia de um modo “mais tradicional”, e também consultar resumos e comentários para cada um dos seus livros.

 

Tornar a Bíblia mais visual

Elihai conta que a inspiração para criar a BiblePics veio de uma conversa com o seu filho Jordan, de oito anos, que reclamava dos textos longos e da falta de imagens da Bíblia. Consciente de que as novas gerações estão a crescer numa cultura mais visual, o programador decidiu fazer uma aplicação que desse a conhecer a Bíblia através de grafismos envolventes e elementos interativos.

Em declarações ao jornal Jerusalem Post, Elihai assinalou que a aplicação se destina a todos, crentes das diversas religiões e não crentes, e garantiu que uma das principais preocupações da equipa de programadores (que inclui judeus, muçulmanos e cristãos) foi a “fidelidade” ao que está escrito na Bíblia, particularmente na ferramenta de chat. Nas suas “falas”, as personagens citam frequentemente versículos bíblicos que suportam as mensagens veiculadas.

“Ao abraçar a natureza inclusiva da Bíblia, que está nos fundamentos das três principais religiões, a nossa equipa procura lembrar ao mundo as mensagens universais do perdão, bondade, fé, espiritualidade e a relevância eterna destas histórias”, concluiu.

Todos os recursos da plataforma são, para já, disponibilizados gratuitamente, até porque “a equipa considera o feedback dos utilizadores como um componente inestimável do seu crescimento”. Mas Elihai lembra que é possível adquirir merchandising da marca BiblePics para “apoiar o desenvolvimento contínuo e a expansão do projeto”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Clero de Angra pede “incremento da pastoral vocacional” assente no “testemunho do padre”

Face a "descredibilização" dos presbíteros

Clero de Angra pede “incremento da pastoral vocacional” assente no “testemunho do padre” novidade

Reconhecendo que o contexto da Igreja universal “é caracterizado pela descredibilização do clero provocada por diversas crises, pela redução do número de vocações ao sacerdócio ministerial e pela situação sociológica de individualismo e de crescente indiferença perante a questão vocacional”, os representantes do Clero diocesano de Angra (Açores) defendem o incremento da “pastoral vocacional assente na comunidade, sobretudo na família e no testemunho do padre”.

Por uma transumância outra

Por uma transumância outra novidade

Este texto do Padre Joaquim Félix corresponde à homilia do Domingo IV da Páscoa na liturgia católica – último dia da semana de oração pelas vocações – proferida nas celebrações eucarísticas das paróquias de Tabuaças (igreja das Cerdeirinhas), Vilar Chão e Eira Vedra (arciprestado de Vieira do Minho).  

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This