De 28 de abril a 2 de maio, perto de Roma

Sínodo é pretexto para encontro mundial de párocos

| 4 Fev 2024

Vaticano

O encontro surge da necessidade expressa no relatório de síntese da primeira sessão de ouvir os párocos e de não deixar de fora a sua voz. Foto © Vatican Media

 

Párocos de todo o mundo convergirão para Roma, de 28 de abril a 2 de maio, para um encontro visa “ouvir e valorizar a experiência que vivem nas respetivas Igrejas locais e oferecer-lhes a oportunidade de experimentar o dinamismo do trabalho sinodal a nível universal”.

Sob o mote “Os párocos para o Sínodo. Um encontro internacional”, a iniciativa de quase uma semana é convocada pela Secretaria Geral do Sínodo e o Dicastério para o Clero, em colaboração com o Dicastério para a Evangelização (setor para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares) e com o Dicastério para as Igrejas Orientais.

Os organizadores apontam para 300 presbíteros que exercem a função de pároco, os quais serão selecionados pelas conferências episcopais e pelas igrejas orientais católicas, de acordo com informações divulgadas pelo Vatican News. Segundo a mesma fonte, a ideia de organizar este encontro mundial decorreu do desejo expresso pelos participantes na primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que decorreu de 4 a 29 de outubro de 2023. No Relatório de Síntese, eles destacaram a necessidade de “descobrir métodos para envolver, de modo mais ativo, diáconos, sacerdotes e bispos no processo sinodal, durante o próximo ano”. “Uma Igreja sinodal não pode prescindir das suas vozes, experiências e contribuição”, salienta-se naquele documento.

O encontro, que se realizará na sede da Fraterna Domus de Sacrofano, na periferia de Roma, terá uma orientação para a prática e envolverá os participantes em mesas redondas com partilha de boas práticas, workshops de propostas pastorais, diálogo com especialistas e celebrações litúrgicas. No último dia, haverá uma audiência-diálogo com o Papa Francisco.

De acordo com as regras de representatividade de cada conferência episcopal, a Conferência Episcopal Portuguesa deverá ter direito a designar dois párocos.

Os resultados do encontro serão utilizados como um dos contributos para a elaboração do Instrumentum laboris (documento de trabalho) para a segunda sessão da Assembleia Sinodal, a acontecer em outubro deste ano.

 

Por um mundo que acolha as pessoas refugiadas

Dia Mundial do Refugiado

Por um mundo que acolha as pessoas refugiadas novidade

Dia 20 de Junho é dia de homenagearmos todos aqueles e aquelas que, através do mundo, se veem obrigados e obrigadas a fugirem do seu lar, a suspenderem a vida e a interromperam os seus sonhos no lugar que é o seu. Este é o dia de homenagearmos a força e a coragem desses homens e mulheres – tantos jovens e crianças, meu Deus! – que arriscam a vida na procura de um lugar que os acolha.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres

Uma religiosa e duas leigas

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres novidade

Pela quarta vez consecutiva, o papel das mulheres na Igreja voltou a estar no centro dos trabalhos do Papa e do seu Conselho de Cardeais – conhecido como C9 -, que se reuniu no Vaticano nos últimos dois dias, 17 e 18 de junho. Tratou-se de uma reflexão não apenas sobre as mulheres, mas com as mulheres, dado que – tal como nas reuniões anteriores – estiveram presentes três elementos femininos naquele que habitualmente era um encontro reservado aos prelados.

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem

Reunida em Seminário Internacional

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem novidade

“Precisamos que os sindicatos sejam mais fortes e tenham mais força nas negociações e apelamos a todos os os trabalhadores a unirem-se em volta das suas associações”. A afirmação é dos representantes da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC), que estiveram reunidos no passado fim de semana no Museu da Central do Caldeirão, em Santarém, para o seu Seminário Internacional.

Escravatura e racismo: faces da mesma moeda

Escravatura e racismo: faces da mesma moeda novidade

Nos últimos tempos muito se tem falado e escrito sobre escravatura e racismo no nosso país. Temas que nos tocam e que fazem parte da nossa história os quais não podemos esconder. Não assumir esta dupla realidade, é esconder partes importantes da nossa identidade. Sim, praticámos a escravatura ao longo de muitos séculos, e continuamos a fechar os olhos a situações de exploração de pessoas imigradas, a lembrar tempos de servidão.[Texto de Florentino Beirão]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This