Capela do Rato, em Lisboa

Três conferências e 14 grupos para um Caminho Sinodal

| 28 Nov 2021

Conferências sobre o Caminho SInodal proposto pelo Papa Francisco serão em Lisboa, na Capela do Rato. Foto © Antenna | Unsplash

 

A comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, inicia nesta segunda-feira, 29, um ciclo de três conferências-debate, via zoom, sobre o Caminho Sinodal convocado pelo Papa para a Igreja Católica e que culminará em Outubro de 2023, quando tiver lugar, em Roma, a assembleia do Sínodo dos Bispos. A primeira, a partir das 21h30, terá como interveniente José Eduardo Borges de Pinho, professor emérito de Eclesiologia, que abordará o tema da sinodalidade como “interpelação espiritual, tarefa estrutural, estilo pastoral”.

O ciclo de conferências continuará nos dias 9 e 13 de Dezembro, com intervenções do ex-provincial dos jesuítas, sobre como elaborar consensos e tomar decisões, e Cristina Inogés-Sanz, teóloga espanhola leiga que integra a comissão metodológica do sínodo, que proporá formas de entrar em processo sinodal.

Nem só de conferências, no entanto, se fará o caminho do Sínodo nesta pequena comunidade lisboeta, que começou por ser conhecida ainda no tempo da ditadura do Estado Novo, quando ali se organizou uma vigília pela paz e contra a guerra colonial. Um total de 14 grupos, que reúnem mais de uma centena de pessoas, irá debater os documentos e as propostas de reflexão do sínodo. Os grupos incluem também membros de igrejas protestantes que se quiseram juntar à dinâmica de reflexão da Capela do Rato, bem como estudantes, pessoas com deficiência ou pessoas sem-abrigo.

“Nesta fase inicial muitas perguntas se colocam: O que significa e implica a sinodalidade, este termo da moda na atual gíria eclesiástica? Qual o seu fundamento teológico? Que desafios pastorais nos lança?”, pergunta-se, no texto de apresentação do Caminho Sinodal, que aponta ainda a “experiência espiritual (escuta do Espírito e discernimento nas decisões)” e a corresponsabilidade “envolvendo todos os batizados” como o horizonte da proposta do Sínodo e da dinâmica da Capela do Rato.

As ligações para aceder às diferentes sessões estão disponíveis na página da comunidade na internet, onde também se podem consultar documentos do Sínodo e outras informações: https://www.capeladorato.org/sinodo/ .

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

À espera

[Os dias da semana]

À espera novidade

Quase todos se apresentam voltados para o sítio onde estão Maria e José, que têm, mais por perto, a companhia de um burro e de uma vaca. Todos esperam. Ao centro, a manjedoura em que, em breve, será colocado o recém-nascido. É tempo agora de preparar a sua chegada, esse imenso acontecimento, afinal de todas as horas.

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas

Novo cargo no Vaticano

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas novidade

O bispo português Carlos Azevedo foi nomeado neste sábado para o lugar de delegado (“número dois”) do Comité Pontifício para as Ciências Históricas, deixando o cargo equivalente que desempenhava no Dicastério para a Cultura e a Educação, da Santa Sé, que há poucas semanas passou a ser dirigido pelo também português cardeal José Tolentino Mendonça.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This