Capela do Rato, em Lisboa

Três conferências e 14 grupos para um Caminho Sinodal

| 28 Nov 21

Conferências sobre o Caminho SInodal proposto pelo Papa Francisco serão em Lisboa, na Capela do Rato. Foto © Antenna | Unsplash

 

A comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, inicia nesta segunda-feira, 29, um ciclo de três conferências-debate, via zoom, sobre o Caminho Sinodal convocado pelo Papa para a Igreja Católica e que culminará em Outubro de 2023, quando tiver lugar, em Roma, a assembleia do Sínodo dos Bispos. A primeira, a partir das 21h30, terá como interveniente José Eduardo Borges de Pinho, professor emérito de Eclesiologia, que abordará o tema da sinodalidade como “interpelação espiritual, tarefa estrutural, estilo pastoral”.

O ciclo de conferências continuará nos dias 9 e 13 de Dezembro, com intervenções do ex-provincial dos jesuítas, sobre como elaborar consensos e tomar decisões, e Cristina Inogés-Sanz, teóloga espanhola leiga que integra a comissão metodológica do sínodo, que proporá formas de entrar em processo sinodal.

Nem só de conferências, no entanto, se fará o caminho do Sínodo nesta pequena comunidade lisboeta, que começou por ser conhecida ainda no tempo da ditadura do Estado Novo, quando ali se organizou uma vigília pela paz e contra a guerra colonial. Um total de 14 grupos, que reúnem mais de uma centena de pessoas, irá debater os documentos e as propostas de reflexão do sínodo. Os grupos incluem também membros de igrejas protestantes que se quiseram juntar à dinâmica de reflexão da Capela do Rato, bem como estudantes, pessoas com deficiência ou pessoas sem-abrigo.

“Nesta fase inicial muitas perguntas se colocam: O que significa e implica a sinodalidade, este termo da moda na atual gíria eclesiástica? Qual o seu fundamento teológico? Que desafios pastorais nos lança?”, pergunta-se, no texto de apresentação do Caminho Sinodal, que aponta ainda a “experiência espiritual (escuta do Espírito e discernimento nas decisões)” e a corresponsabilidade “envolvendo todos os batizados” como o horizonte da proposta do Sínodo e da dinâmica da Capela do Rato.

As ligações para aceder às diferentes sessões estão disponíveis na página da comunidade na internet, onde também se podem consultar documentos do Sínodo e outras informações: https://www.capeladorato.org/sinodo/ .

 

Abusos na Igreja e o Vaticano: Falta “fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e o Vaticano: Falta “fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This