
Todos os webinários contarão com a participação da religiosa xaveriana Nathalie Becquart, subsecretária-geral do Sínodo. Foto © António Marujo.
Um grupo significativo de mulheres de todos os continentes participará de pleno direito no Sínodo dos Bispos, no próximo mês. A ideia que ocorreu ao Observatório Mundial das Mulheres, no âmbito do seu projeto “Mulheres e sinodalidade”, foi esta: porque não juntar algumas dessas mulheres para preparar, com elas, a assembleia sinodal?
Daqui surgiram três webinários, cada qual com um grupo diferenciado de participantes, tendo os três um fio em comum: a participação da religiosa xaveriana Nathalie Becquart, que é subsecretária-geral do Sínodo. Serão transmitidos pela Internet, com tradução simultânea em quatro línguas, têm a duração de 90 minutos e requerem inscrição prévia para cada um deles.
O primeiro ocorre já esta quarta-feira, 13, a partir das 17h (hora portuguesa) e conta com intervenientes das igrejas da Colômbia, Canadá, Estados Unidos, Perú e Rússia. A inscrição deve ser realizada aqui.
Nesta quinta-feira, 14, o segundo webinário tem início às 8h, com participantes do Japão, Suíça, Líbano e Espanha. Inscrição: aqui.
Neste mesmo dia, a partir das 13h30, acontece o terceiro e último webinário, com participantes de África, Espanha, Áustria, Argentina e Nicarágua, incluindo a teóloga Cristina Inogès Sanz, colaboradora do 7MARGENS, que estará no Sínodo a convite do Papa Francisco. Inscrição: aqui.
O Observatório Mundial das Mulheres foi criado em 2021 pela União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas para “dar visibilidade às mulheres, especialmente às mais vulneráveis que parecem ‘invisíveis’, a fim de inspirar e gerar mudanças que promovam o seu desenvolvimento integral”.