Conselho Mundial de Igrejas

“Tristeza e preocupação” por cheias no Brasil

| 9 Set 2023

Cheias afetaram mais de 135 mil pessoas no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Foto reproduzida do site do CMI/Agora no Vale

Cheias afetaram mais de 135 mil pessoas no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Foto reproduzida do site do CMI/Agora no Vale

 

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) expressou tristeza e preocupação pelas pessoas afetadas pelas cheias que atingiram o Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

Num comunicado divulgado pelo CMI, após as “graves inundações no vale do Taquari”, como são descritas, o reverendo Jerry Pillay, secretário-geral do CMI, deu nota dessa tristeza, numa carta de solidariedade à liderança da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

“Enquanto dezenas de milhares de pessoas enfrentam as consequências das cheias, queremos que vocês saibam que estão nos nossos pensamentos e orações”, escreveu Pillay.

Milhares de pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas devido às tempestades que começaram a 4 de Setembro. Granizo e mais de 300 milímetros de chuva caíram no estado do Rio Grande do Sul em menos de 24 horas, provocando inundações e deslizamentos de terra.

O número de mortos provocados pelo ciclone aumentou para 41, segundo dados mais recentes das autoridades. Mais de 40 pessoas estavam desaparecidas.

O governador do estado, Eduardo Leite, disse que o número de mortos é o mais alto que o estado já viu devido a um acontecimento relacionado com o clima.

O ciclone atingiu mais de 80 municípios ao todo, afetando mais de 135 mil pessoas, informaram as autoridades, deixando mais de três mil pessoas sem casa e provocando mais de 7700 deslocados.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This