AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

[Debate 7M: A Igreja e os média–6]

Um fenómeno estranho e a fórmula do Papa

| 26/05/2022

Na intervenção que foi convidado a fazer na conferência sobre os abusos sexuais de dia 10, o jornalista João Francisco Gomes teceu várias críticas ao modo como a Igreja Católica se relaciona com os média em Portugal. Depois de ter publicado esse texto na íntegra, e também tendo em conta a proximidade do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que a Igreja Católica assinala no próximo dia 29, o 7MARGENS convidou vários jornalistas que têm acompanhado a informação religiosa com alguma regularidade a escrever um depoimento sobre o tema. A seguir, o contributo de Lavínia Leal, jornalista da RTP.

 

Lavínia Leal

Lavínia Leal

 

É um fenómeno estranho: como é que se explica que um tema sobre o qual todos têm opinião e que de uma forma ou outra faz ou fez parte da vida da maioria dos portugueses é tão rejeitado quando se trata de preencher espaço na emissão?  

Faço uma pesquisa rápida no Google Notícias: “Igreja Católica Portugal”.

O resultado espelha bem a relação que a comunicação social “laica” portuguesa tem com a Igreja católica. A maior parte das notícias são sobre abusos sexuais e sobre o Papa. 

Existe um preconceito generalizado em relação ao assunto “católico”. Um passado em que o Estado muitas vezes se confundia com a hierarquia da Igreja deixou marcas profundas. Julgo que parte do preconceito vem daí, apesar de o 25 de Abril ter sido há quase 50 anos. 

O facto de a RTP ser um órgão de comunicação social público obriga ainda mais ao dever de isenção e à laicidade. O escrutínio do público e das instituições é permanente. Assim como não queremos ser chamados de porta-vozes do governo, também não queremos ser a voz da Igreja. E é assim mesmo que deve ser. Mas, nesta demanda pela isenção, às vezes peca-se por excesso.

Apresenta-se assim um desafio ainda maior para a Igreja ser notícia. 

Reconheço que nos últimos anos houve um esforço da Igreja, nomeadamente na diocese de Lisboa, para melhorar a comunicação com imprensa. 

Recordo-me de uma conferência de imprensa presidida por D. Manuel Clemente, na sede da Conferência Episcopal. Coincidiu com um momento em que a Igreja portuguesa decidiu travar a admissão de homossexuais nos seminários. Na mesma altura um padre da Madeira tinha assumido a paternidade de uma criança. 

D. Manuel foi bombardeado com perguntas sobre os dois temas. 

Foi confrangedora a falta de habilidade para responder aos jornalistas. Estava claramente mal preparado. Não tenho dúvidas que era a pessoa que mais sabia sobre os assuntos mas, efetivamente não estava preparado para o que aconteceu. 

Ao contrário daquilo que foi tradição durante muitos anos na Igreja portuguesa, que em situações de crise ficava em silêncio à espera que a tempestade passasse, esta conferência de imprensa revela uma vontade de ser transparente e de enfrentar os assuntos difíceis perante a sociedade. Por outro lado, tornou-se evidente a necessidade de a Igreja trabalhar a comunicação. Ter um especialista que antecipe as reações dos média e as perguntas, que saiba como gerir as crises e aconselhe os porta-vozes. 

O Opus Dei é um excelente exemplo. No meio do furacão d’O Código da Vinci, a Obra percebeu que era imperativo gerir os estragos e recuperar a imagem. Recrutou um especialista. A forma como Pedro Gil se relacionou com os jornalistas desde o primeiro momento fez toda a diferença para reabilitar o Opus Dei na imprensa. Sempre disponível, linguagem acessível, abre portas, responde com clareza. 

Participei uma vez numa formação sobre jornalismo e Igreja no Seminário dos Olivais (Lisboa). Havia jornalistas de vários órgãos de comunicação diferentes, incluindo Ecclesia e Rádio Renascença. Falou-se do episódio com D. Manuel Clemente como exemplo do que não deve acontecer. No momento reservado para perguntas e respostas alguns padres e seminaristas manifestaram indignação por também a Renascença ter questionado D. Manuel. Consideraram um ataque à Igreja. Houve ainda quem defendesse que um jornalista católico deve alinhar com o discurso da Igreja, o que obviamente, não pode acontecer.

Há um esforço claro de aproximação aos média de alguns sectores da Igreja que perceberam a importância que têm para se recuperar a imagem e o respeito da sociedade. No entanto, enfrentam a resistência daqueles que consideram que qualquer notícia é uma ameaça, menos aquelas que reproduzem os discursos do papa ou dos bispos. 

As encíclicas, o conteúdo por si só, não têm espaço na informação da RTP. Divulgar o conteúdo de uma encíclica é evangelização, não é notícia. No entanto, se o Papa ou o Vaticano produzirem documentos que falam de contraceção, aborto, sexualidade, casamento dos padres ou sacerdócio de mulheres já se admite uma referência nos jornais da estação.  

E de que serve a um jornalista escrever textos cheios de conteúdo se mal começa a reportagem o telespectador faz zapping? O ideal é conjugar conteúdo com criatividade. A articulação dos dois pode reconquistar o público para assuntos menos polémicos e devolver à Igreja o respeito que merece. As reportagens de Joaquim Franco na SIC e agora na TVI são um exemplo extraordinário disso mesmo. 

Não sei se Jorge Bergoglio alguma vez fez média training ou se é apenas intuitivo, mas a comunicação é um dom que ele tem. Linguagem simples e comum, transparente, acessível, verdadeira, credível, confiável. Fala olhos nos olhos, ou seja, coloca-se ao nível das pessoas a quem se dirige. Quando se começa no jornalismo repetem-nos constantemente: “Tens de escrever para a porteira. Se a porteira entende, todos vão entender.” O Papa fala para a porteira! Sempre. A comunicação da igreja poderia começar logo por aí. Falar simples. Descomplicar os discursos tantas vezes tão herméticos que até o próprio clero tem dificuldade em entendê-los. 

Como pode a Igreja estar presente nos média de forma saudável e permanente? 

O Papa Francisco tem a fórmula. Basta seguir-lhe o exemplo.

Lavinia Leal é sub-editora de Sociedade na RTP. Jornalista há 27 anos, interessa-se por temas sociais e religiosos.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This