AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Lançamento da primeira pedra do Lar Escolar Paulo VI, em Lichinga, com a presença do arcebispo Eurico Dias Nogueira. Foto © Arquivo FM
Lançamento da primeira pedra do Lar Escolar Paulo VI, em Lichinga, com a presença do arcebispo Eurico Dias Nogueira. Foto © Arquivo FM

Missionários da Consolata

Um século de fé e de obras em Moçambique, entre novas línguas e duas guerras

| 28/10/2025

O trabalho dos Missionários da Consolata em Moçambique dura há 100 anos. Os religiosos enfrentaram, junto da população, a guerra colonial e a guerra civil. No terreno, evangelizam, alfabetizam, cuidam e constroem.

Os Missionários da Consolata chegaram a Moçambique em 30 de outubro de 1925. Foi há 100 anos. O trabalho missionário implicou, desde logo, a aprendizagem das línguas locais. “Os primeiros missionários foram incansáveis na sua dedicação apostólica: suportaram com tenacidade situações adversas, aprenderam as línguas macua, ciyao, cinyanja, xitshwa e cindau, e estabeleceram um contacto direto e contínuo com a população”, escreve Diamantino Antunes, Missionário da Consolata e bispo de Tete, no livro A Árvore Cresce e dá Frutos.

A Guerra Colonial, entre 1964 e 1974, foi uma fase dura enfrentada pelos missionários. “Este período não foi nada fácil, pois a guerra tornou-se uma realidade com que os missionários tiveram de aprender a conviver. Além das perdas humanas e da destruição por elas causadas, ainda se viam impedidos de se movimentarem livremente. Os excessos de violência perpetrados pelos militares e colonos feriam a consciência dos missionários, tendo alguns tomado a iniciativa de denunciar os comportamentos reprováveis. Os atritos com as autoridades também desgastavam pelo clima de suspeita e desconfiança que suscitavam. Entre dois fogos, os missionários procuravam ser testemunhas de paz e de justiça”, conta o bispo Diamantino.

Mais tarde, a guerra civil – que opôs o governo da Frelimo e as forças da Renamo entre 1977 e 1992 – voltou a ser um período de nova dor. O conflito causou “insegurança, sofrimento, destruição e morte”, e neste contexto, a Igreja “mostrou-se solidária com o povo sofredor e os missionários compartilharam o seu calvário”, refere Diamantino. “A partir de 1983, a guerra civil travada entre o exército e a Renamo – Resistência Nacional Moçambicana – estendeu-se a todo o país. A guerrilha encontrou terreno fértil no descontentamento generalizado que se sentia entre a população, desiludida pela falência dos planos económicos do governo e pelo abuso da autoridade. Contudo, era a própria população que sofria com a guerra. Cada ano que passava aumentava o número de mortos, destruição e miséria. A Renamo serviu-se também do rapto de missionários para chamar a atenção internacional e, infelizmente, alguns foram barbaramente assassinados em consequência dos ataques.”

A guerra levou os missionários a analisar a sua presença no país. “Todos os missionários fizeram a escolha corajosa de permanecer e trabalhar em lugares perigosos e em condições de desgaste físico e psíquico. Viajar significava arriscar a própria vida em estradas minadas e sujeitas a ataques contínuos da Renamo. A atividade missionária teve que ser redimensionada. Mesmo assim, os apelos à prudência, lançados pelos superiores, não impediram alguns missionários de ousar. Esta solidariedade com o povo foi, sem dúvida, um dos aspetos mais significativos da presença e evangelização dos Missionários da Consolata no Niassa e Inhambane.”

Com a assinatura do acordo geral de paz em outubro de 1992 entrou-se numa nova fase da história, como destaca o bispo de Tete. “Neste contexto de reconstrução, a Igreja Católica esforçou-se por dar o seu contributo na renovação moral e económica do país. Criou infraestruturas de promoção humana através da criação de escolas, centros para crianças desnutridas, ajuda a pessoas com deficiência, assistência aos refugiados, doentes e idosos.”

 

Texto publicado no âmbito da parceria entre o 7MARGENS e a revista Fátima Missionária.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This