“Visitação” de Loures

Uma oferta do operário para o Papa

| 30 Jul 2023

A "Visitação" do escultor José Pedro, de Sacavém. Foto do Facebook da CM de Loures.

A “Visitação” do escultor José Pedro, de Sacavém. Foto do Facebook da CM de Loures.

 

Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Papa Francisco receberá das mãos dos responsáveis da Câmara Municipal de Loures uma “Visitação”, que é uma réplica de uma escultura do artista José Pedro. 

A réplica da "Visitação" do escultor José Pedro, que será oferecida ao Papa. Foto: Direitos reservados.

A réplica da “Visitação” do escultor José Pedro, que será oferecida ao Papa. Foto: Direitos reservados.

Segundo um comunicado da autarquia, o artista José da Silva Pedro era um operário da antiga Fábrica de Loiça de Sacavém, e ali trabalhava como um dos principais modeladores. Deixou uma vasta obra representativa de quotidianos da sociedade, mas também de temas religiosos e reproduções arquitetónicas, que estão expostas agora na Casa-Museu José Pedro, criada pela autarquia na sua residência de Sacavém, às portas do recinto da JMJ, no parque do Trancão.

É este currículo do escultor que leva a Câmara de Loures a notar que esta é uma oferta “do operário de Sacavém ao Papa Francisco”. A réplica será feita em porcelana pela Vista Alegre, e representa o episódio bíblico escolhido pelo Papa para tema da JMJ deste ano de 2023: a “Visitação” é contextualizada pelo diálogo do reencontro entre Isabel e Maria e tem sido inspiração de inúmeros artistas ao longo dos tempos, que a transpuseram para diferentes suportes sobretudo pintura e escultura. 

A peça original está exposta numa exposição sobre a Fábrica de Loiças de Sacavém no Museu de Cerâmica.

 

Desfazendo três equívocos sobre Deus

Desfazendo três equívocos sobre Deus novidade

Existem três dificuldades ou equívocos religiosos sobre o carácter de Deus, e que revelam algum desconhecimento sobre Ele. Por isso convém reflectir no assunto. Esses três equívocos sobre os quais nos vamos debruçar de seguida são muito comuns, infelizmente. [Texto de José Brissos-Lino]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

sobre as águas

sobre as águas novidade

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XII do Tempo Comum B. ⁠Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 22 de Junho de 2024.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This