
A “Visitação” do escultor José Pedro, de Sacavém. Foto do Facebook da CM de Loures.
Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Papa Francisco receberá das mãos dos responsáveis da Câmara Municipal de Loures uma “Visitação”, que é uma réplica de uma escultura do artista José Pedro.

Segundo um comunicado da autarquia, o artista José da Silva Pedro era um operário da antiga Fábrica de Loiça de Sacavém, e ali trabalhava como um dos principais modeladores. Deixou uma vasta obra representativa de quotidianos da sociedade, mas também de temas religiosos e reproduções arquitetónicas, que estão expostas agora na Casa-Museu José Pedro, criada pela autarquia na sua residência de Sacavém, às portas do recinto da JMJ, no parque do Trancão.
É este currículo do escultor que leva a Câmara de Loures a notar que esta é uma oferta “do operário de Sacavém ao Papa Francisco”. A réplica será feita em porcelana pela Vista Alegre, e representa o episódio bíblico escolhido pelo Papa para tema da JMJ deste ano de 2023: a “Visitação” é contextualizada pelo diálogo do reencontro entre Isabel e Maria e tem sido inspiração de inúmeros artistas ao longo dos tempos, que a transpuseram para diferentes suportes sobretudo pintura e escultura.
A peça original está exposta numa exposição sobre a Fábrica de Loiças de Sacavém no Museu de Cerâmica.