Vaticano completa a disponibilização online do arquivo sobre judeus

| 22 Fev 2023

estante cheia de livros, foto engin akyurt pexels

De acordo com informações disponibilizadas pela Sala de Imprensa do Vaticano, 70 por cento da documentação havia sido disponibilizada gratuitamente na Internet em 23 de junho de 2022.  Foto © Engin Akyurt / Pexels.

 

O Arquivo Histórico da Secretaria de Estado do Vaticano – Secção de Relações com Estados e Organismos Internacionais acaba de completar a disponibilização para consulta online do conjunto da série arquivística sob a etiqueta “Judeus”, composta por 170 volumes.

A vasta documentação inclui “pedidos de ajuda dirigidos ao Papa Pio XII por judeus batizados e não batizados de toda a Europa, após o início da perseguição racial”, segundo refere a agência católica SIR.

De acordo com informações disponibilizadas pela Sala de Imprensa do Vaticano, 70 por cento da documentação havia sido disponibilizada gratuitamente na Internet em 23 de junho de 2022.

“Agora, sublinha a SIR, foi concluída a publicação virtual da série, tornando integral a consulta online dos documentos digitalizados”, a qual é ainda facilitada por uma 2ª edição ampliada do inventário analítico.

 

A propósito dos 60 anos da morte de João XXIII

O Papa Bom e a "alegria do Evangelho"

A propósito dos 60 anos da morte de João XXIII novidade

João XXIII, que ficou conhecido como o “Papa Bom”, morreu faz neste sábado, 3 de junho, 60 anos.  Os cardeais foram buscar aquele que era o Patriarca de Veneza e com idade não longe dos 80, esperando um pontificado de transição, depois do longo magistério de Pio XII. Governou a Igreja Católica por pouco mais de quatro anos, mas mudou o seu rumo, com o gesto profético de convocar um concílio ecuménico.

Bispo do Porto antevê “equipas pastorais plurais” no lugar dos párocos tradicionais

Ministérios laicais

Bispo do Porto antevê “equipas pastorais plurais” no lugar dos párocos tradicionais novidade

O futuro da Igreja na Diocese do Porto vai passar por “equipas pastorais dinâmicas e plurais em que a missão da Igreja, em territórios cada vez amplos, seja assumida de forma sinodal e corresponsável por um número variável de padres, diáconos, religiosos/as onde os houver, com os seus carismas, e uma estável equipa ministerial de leigos instituídos, com capacidades efetivas de coordenação e dinamização nos âmbitos respetivos”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Terça, 30, às 18h

Legado de Alfredo Bruto da Costa debatido na Feira do Livro

O livro O Que Fizeste do Teu Irmão? – Um Olhar de Fé sobre a Pobreza no Mundo, de Alfredo Bruto da Costa, é o ponto de partida para o debate que, nesta terça-feira, reúne Nuno Alves, economista do Banco de Portugal e membro da direcção da Cáritas Portuguesa, com Margarida Bruto da Costa, filha do autor.

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Uma leiga da Irlanda do Norte vai presidir à Fundação AIS

Mudanças no topo da organização

Uma leiga da Irlanda do Norte vai presidir à Fundação AIS novidade

Regina Lynch será, durante os próximos cinco anos, a nova presidente executiva internacional da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), sucedendo, no dia 14 de junho, a Thomas Heine-Geldern. Lynch, nasceu na Irlanda do Norte há 66 anos, é bacharel em literatura e era, desde 2008, diretora de projetos naquela organização que desenvolve em média 6.000 projetos por ano em mais de 140 países.

EUA: direito ao aborto continua a dividir comunidades e líderes religiosos

Um ano depois da decisão do Supremo Tribunal

EUA: direito ao aborto continua a dividir comunidades e líderes religiosos novidade

Um ano depois do Supremo Tribunal dos EUA ter posto fim ao direito nacional ao aborto, as comunidades e os líderes religiosos do país continuam atravessados por divisões sobre o tema e as fraturas registam-se no interior das várias religiões e denominações, afirma a agência AP num trabalho divulgado no dia 2 de junho e assinado por David Crary.

Comissões de proteção de menores da Igreja ouviram 927 vítimas

Espanha

Comissões de proteção de menores da Igreja ouviram 927 vítimas novidade

A Conferência Episcopal Espanhola divulgou hoje, dia 1 de junho, uma nota intitulada Para dar luz em que comunica ter recolhido depoimentos voluntários de 927 vítimas enquanto menores de crimes sexuais cometidos no interior da igreja por 728 diferentes abusadores. As declarações foram prestadas por iniciativa das vítimas às comissões de proteção de menores da Igreja e não pretendem cobrir a totalidade dos casos ocorridos.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This