Francisco, 2013-2023 (7)

10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: A Festa de Babette

| 10 Mar 2023

A Festa de Babette, Gabriel Axel

Cena do filme A Festa de Babette, realizado por Gabriel Axel: “um hino à caridade cristã, ao amor”, considera o Papa.

 

A Festa de Babette conta o que, no século XIX, sucede após Babette, uma cozinheira fugida de França, chegar à pequena cidade de Berlevaag, na costa da Noruega, a casa de duas senhoras puritanas de meia-idade, filhas do fundador de uma seita religiosa. A obra é da escritora dinamarquesa Karen Blixen*, mas é o filme que da novela nasceu que faz a delícia do Papa Francisco.

“É um dos mais belos que já vi”, disse ele numa conversa com Carlo Petrini, um jornalista italiano fundador do movimento Slow Food.

Realizado por Gabriel Axel, A Festa de Babette recebeu o Óscar de Melhor Filme Internacional e várias outras distinções. A película de 1987 é protagonizada por Stéphane Audran, Bodil Kjer e Birgitte Federspiel. O Papa considera-o “um hino à caridade cristã, ao amor”. Não é, pois, de admirar que Francisco o tenha referido na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Lætitia.

Nesse documento Sobre o Amor na Família, o Papa escreve que “a experiência estética do amor exprime-se naquele olhar que contempla o outro como fim em si mesmo, ainda que esteja doente, velho ou privado de atractivos sensíveis”. Para Francisco, “o olhar que aprecia tem uma enorme importância e recusá-lo, habitualmente, faz dano”. Ou seja, “muitas feridas e crises têm a sua origem no momento em que deixamos de nos contemplar”.

Francisco preconiza que a alegria deste amor contemplativo seja cultivada. “Uma vez que somos feitos para amar, sabemos que não há maior alegria do que partilhar um bem: ‘Dá e recebe, e alegra a tua vida’ (Sir 14, 16)”. E aqui entra o filme: “As alegrias mais intensas da vida surgem, quando se pode provocar a felicidade dos outros, numa antecipação do Céu. Vem a propósito recordar a cena feliz do filme A Festa de Babette, quando a generosa cozinheira recebe um abraço agradecido e este elogio: ‘Como deliciarás os anjos!’”

A opulenta festa tinha sido um milagre. Como escreve Karen Blixen, “a Graça quisera manifestar-se ali”.

 

* A Festa de Babette e Outras Histórias do Destino. Asa, 1995.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This