AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Luís Represas, disco Miragem
Capa do disco "Sepes", do Trovante, grupo de que Luís Represas foi um dos fundadores.

Na morte de Luís Represas (1956-2026)

Foi sem mais nem menos

| 22/07/2026

Sepes é a primeira verdadeira descoberta dos Trovante, aos 14 anos, provavelmente o meu primeiro concerto no Teatro Aveirense. Lá por casa já tinha ouvido coisas do Baile do Bosque e de 84, mas é com Sepes, ouvido de fio a pavio, que se constrói o gosto definitivo pela música do grupo.

Por entre leituras da adolescência, Aerograma é o hino perfeito contra a guerra, mais ainda numa espantosa interpretação de José Salgueiro e Luís Represas que me ficou na memória daquele palco do Aveirense. Com Fim descubro a poesia de Mário de Sá-Carneiro. Depois veio a pop de Terra Firme (e aquela capa a fazer sonhar com Lisboa) a afirmar o som e o gosto, com Memórias de um beijo, 125 Azul ou Terra à vista a encherem as medidas desse tempo de tantas descobertas.

O tempo foi passando e deixei de seguir a carreira a solo de Represas com atenção, sobretudo depois de uma entrevista em 2003 que não ajudou (cansaço ou sobranceria, a memória não se lembra). A morte de Luís Represas, hoje. levou-me de volta a Sepes e a Terra Firme e a outras canções mais ou menos óbvias, como Agora, de Galinhas do Mato, o extraordinário último disco de José Afonso. “Foi sem mais nem menos” — e aquela voz partiu para parte incerta.

 

Este texto foi inicialmente publicado no blogue Cibertúlia

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Padres Contra o Genocídio levam a Roma os nomes de 300 crianças mortas

Rede internacional

Padres Contra o Genocídio levam a Roma os nomes de 300 crianças mortas novidade

Cerca de 100 padres vão reunir-se esta terça-feira, 22 de setembro, em Roma, para mais uma jornada de oração e uma marcha promovidas pela rede internacional Padres Contra o Genocídio. Os participantes levarão consigo um grande pano branco com os nomes de 300 crianças palestinianas e libanesas que, segundo os organizadores, foram mortas desde a declaração dos dois “cessar-fogos”.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This