AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Uma menina escreve no quadro numa escola na Índia. Foto © Nikhita S | Unsplash

Para reforçar nacionalismo hindu

Governo Modi censura livros escolares

| 17/07/2022

Uma menina escreve no quadro numa escola na Índia. Foto © Nikhita S | Unsplash

Foram retirados dos manuais referências a feitos de outras religiões. Foto © Nikhita S | Unsplash

 

O governo do primeiro-ministro Narendra Modi deu novo passo na sua campanha de hostilização às comunidades não hindus retirando do programa escolar (de anos que correspondem ao básico e secundário português) vários episódios da história da Índia especialmente importantes para a comunidade muçulmana.

O Ministério de Educação emitiu uma nota no mês de junho em que impõe a eliminação nos livros de textos das referências a factos tão díspares como a expansão do Império Mogol na Índia (séc. XVI até ao Séc. XIX), os distúrbios de Gujarat em 2002 (em que foram mortas mais de mil pessoas, a maioria muçulmana) e a emergência nacional imposta em 1975 que permitiu uma onda de forte repressão contra a minoria Sikh, noticiou no dia 17 de junho The Muslim Times.

Esta nova revisão da história e da política indiana que pode ser ensinada nas escolas tem lugar dois meses depois da decisão ministerial de remover capítulos sobre a ascensão dos impérios islâmicos em territórios afro-asiáticos, sobre as crónicas dos tribunais mogóis e também sobre a origem e desenvolvimento do movimento dos Não-Alinhados, da Guerra Fria e da revolução industrial.

Já quando governava o Estado de Gujarat (Oeste da Índia), entre 2001 e 2002, Narendra Modi ficou conhecido pelo seu nacionalismo hindu radical e pelos constantes ataques verbais às minorias muçulmanos e cristãs, assim como por tolerar agressões violentas perpetradas contra estes grupos religiosos. Os ataques, assassínios, tumultos e a intimidação a muçulmanos e cristãos têm vindo a crescer desde 2014, ano em que Modi foi pela primeira vez empossado como primeiro-ministro, sem que o Governo tome medidas para reduzir a conflitualidade religiosa [ver 7MARGENS]. Pelo contrário, como noticia o Dhaka Tribune, citando uma fonte americana: “as autoridades indianas ignoram ou até apoiam os ataques crescentes a pessoas e locais de culto [cristãos e muçulmanos] no país.”

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.