AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

cruz em gujarat india foto traveler 1116

Perseguição religiosa aumenta

Freira católica assediada em autocarro no nordeste da Índia

| 27/02/2024

cruz em gujarat india foto traveler 1116

“Existem numerosos padres e freiras em Assam que usam trajes religiosos como em qualquer outro lugar do país. O assédio de pessoas porque usam uma determinada veste ou hábito religioso é ridículo e inédito”, defende o vigário-geral da arquidiocese de Shillong. Foto © Traveler 1116

 

Uma religiosa católica foi assediada por um motorista de autocarro e por vários passageiros que nele viajavam, os quais insultaram a sua fé cristã e a obrigaram a abandonar o transporte. A situação ocorreu no nordeste da Índia, no estado de Assam, e foi denunciada esta terça-feira, 27 de fevereiro, pelo jornal Crux.

Uma declaração enviada àquele periódico pelo padre Richard Majaw, vigário-geral da arquidiocese de Shillong, que faz fronteira com o estado de Assam, dava conta de que “o condutor do autocarro e alguns passageiros começaram a fazer comentários depreciativos sobre a irmã Rosemary, o seu hábito religioso e a sua fé. Depois de algum tempo, pararam o autocarro num local isolado e ela foi forçada a descer”.

“Existem numerosos padres e freiras em Assam que usam trajes religiosos como em qualquer outro lugar do país. O assédio de pessoas porque usam uma determinada veste ou hábito religioso é ridículo e inédito. Tais incidentes ocorrem devido a uma falsa narrativa e propaganda espalhada contra uma determinada religião. É dever de qualquer Governo tomar medidas adequadas para conter tal propaganda e criar uma atmosfera de harmonia social e religiosa entre os cidadãos”, afirmava a nota enviada ao Crux.

A declaração observava ainda que muitos religiosos católicos vão a Assam para receber cuidados médicos e visitar os mercados. Trata-se de um estado no nordeste da Índia, ao sul do leste do Himalaia, dirigido pelo partido Himanta Biswa Sarma (BJP), uma organização nacionalista hindu. De acordo com o censo de 2011, 61,47 por cento da população era composta por hindus, 34,22 por cento por muçulmanos e 3,7 por cento eram cristãos.

A perseguição aos cristãos tem vindo a aumentar na Índia desde a chegada ao poder do partido pro-hindu de Narendra Modi. Só em 2023, foram registados 687 ataques a cristãos, os quais correspondem a apenas 2,4% da população do país [ver 7MARGENS].

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.