António Marujo em entrevista

“A dimensão religiosa pode ser um fator de estabilidade na União Europeia, em vez de ser o seu contrário”

| 15 Set 2023

O jornalista e diretor do 7MARGENS, António Marujo, é o convidado do mais recente episódio do podcast “E se falássemos da Europa”, conduzido pela deputada socialista Margarida Marques, e publicado esta sexta-feira, 15 de setembro.

Nesta conversa, dedicada ao tema “As religiões na Europa”, António Marujo recorda as origens da então Comunidade Europeia e assinala “o papel decisivo” desempenhado na sua construção pela “matriz cristã” dos seus “pais fundadores”. “O que os preocupou foi como tornar eficaz essa ideia de diálogo e fraternidade que eles na sua fé advogavam”, assinala.

Refletindo sobre a situação atual, o diretor do 7MARGENS reconhece não só que “vivemos numa Europa onde o cristianismo não tem já a influência que teve (…), como a própria questão religiosa coloca sérios desafios e problemas – e também expetativas positivas – ao processo de construção europeia”.

Na perspetiva de António Marujo, “uma Europa à qual as religiões trazem uma matriz muito mais plural do que a que existia há 50 ou 70 anos é também uma Europa em que essa perspetiva pode ajudar a um processo de construção política mais democrático, mais respeitador da vontade dos povos do que às vezes acontece”.

Preocupado com o extremismo dos partidos que governam alguns países da União Europeia (como a Polónia e a Hungria) e com as “tensões a crescer” em países como a França, o jornalista não tem dúvidas de que “o caminho é pela integração das pessoas das diferentes comunidades, também na sua expressão religiosa”. Até porque, defende, “essa dimensão religiosa pode ser um fator de estabilidade e de construção de uma atitude de dialogo e de respeito dentro da União [Europeia], em vez de ser o seu contrário”.

O episódio completo, com perto de 30 minutos de duração, pode ser acompanhado nas plataformas habituais e na página da Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu, ou visto abaixo.

 

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados novidade

Estou na Calábria com vista para a Sicília e o vulcão Stromboli ao fundo. Reunião de Coordenadores das Redes Internacionais do Graal. Com uma amiga mexicana coordeno a Rede de Migrantes e Refugiados que abrange nada mais nada menos que 10 países, dos Estados Unidos, Canadá e México às Filipinas, passando por África e o sul da Europa. Escolhemos reunir numa propriedade de agroturismo ecológico (Pirapora), nas escarpas do mar Jónio, da antiga colonização grega. Na Antiguidade, o Mar Jónico foi uma importante via de comércio marítimo, principalmente entre a Grécia e o Sul da Itália.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This