O jornalista e diretor do 7MARGENS, António Marujo, é o convidado do mais recente episódio do podcast “E se falássemos da Europa”, conduzido pela deputada socialista Margarida Marques, e publicado esta sexta-feira, 15 de setembro.
Nesta conversa, dedicada ao tema “As religiões na Europa”, António Marujo recorda as origens da então Comunidade Europeia e assinala “o papel decisivo” desempenhado na sua construção pela “matriz cristã” dos seus “pais fundadores”. “O que os preocupou foi como tornar eficaz essa ideia de diálogo e fraternidade que eles na sua fé advogavam”, assinala.
Refletindo sobre a situação atual, o diretor do 7MARGENS reconhece não só que “vivemos numa Europa onde o cristianismo não tem já a influência que teve (…), como a própria questão religiosa coloca sérios desafios e problemas – e também expetativas positivas – ao processo de construção europeia”.
Na perspetiva de António Marujo, “uma Europa à qual as religiões trazem uma matriz muito mais plural do que a que existia há 50 ou 70 anos é também uma Europa em que essa perspetiva pode ajudar a um processo de construção política mais democrático, mais respeitador da vontade dos povos do que às vezes acontece”.
Preocupado com o extremismo dos partidos que governam alguns países da União Europeia (como a Polónia e a Hungria) e com as “tensões a crescer” em países como a França, o jornalista não tem dúvidas de que “o caminho é pela integração das pessoas das diferentes comunidades, também na sua expressão religiosa”. Até porque, defende, “essa dimensão religiosa pode ser um fator de estabilidade e de construção de uma atitude de dialogo e de respeito dentro da União [Europeia], em vez de ser o seu contrário”.
O episódio completo, com perto de 30 minutos de duração, pode ser acompanhado nas plataformas habituais e na página da Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu, ou visto abaixo.