AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

O abraço entre o Papa e o arcebispo-mor de Kyiv, Sviastolav Shevchuk, no fim do encontro de 6 de setembro 2023, no Vaticano. Foto: Vatican Media.

Sínodo da Igreja Greco-Católica Ucraniana

A longa conversa dos bispos ucranianos com o Papa terminou num abraço

| 07/09/2023

O abraço entre o Papa e o arcebispo-mor de Kyiv, Sviastolav Shevchuk, no fim do encontro de 6 de setembro 2023, no Vaticano. Foto: Vatican Media.

“Quero assegurar-vos a minha solidariedade e a minha constante proximidade orante”, reafirmou Francisco no encontro com os bispos ucranianos. Foto © Vatican Media.

 

Os bispos da Igreja Greco-Católica Ucraniana estão reunidos em Roma, até 13 de setembro, para aquele que é o seu segundo Sínodo desde o início da guerra. Esta quarta-feira, 6, foram recebidos pelo Papa e, numa conversa que durou quase duas horas, contaram-lhe que algumas das suas declarações tinham sido “dolorosas e difíceis para os ucranianos”. O Papa escutou “atentamente” cada um e reafirmou: “Estou com o povo ucraniano”. No final, o abraço fraterno ao arcebispo-mor de Kyiv, Sviatoslav Shevchuk, valeu ainda mais que as palavras.

O encontro começou uma hora mais cedo do que o previsto, precisamente porque Francisco queria assegurar que tinha tempo suficiente para dialogar com os bispos, explica o jornal italiano Avvenire. E também para que não restassem dúvidas sobre a sua posição face à guerra na Ucrânia, em particular depois das suas polémicas declarações aos jovens católicos russos, há duas semanas [ver 7NARGENS].

“Quero assegurar-vos a minha solidariedade e a minha constante proximidade orante”, afirmou, recordando em particular as crianças ucranianas, algumas das quais tem tido a oportunidade de encontrar nas audiências gerais. “Elas olham para nós e esquecem-se do sorriso. Este é um dos frutos da guerra: tirar o sorriso às crianças”, lamentou.

Francisco expressou a sua dor pela impotência face à guerra, que descreveu como sendo “algo do diabo, que ele quer destruir” e como tendo uma “dimensão de martírio” de que não se fala o suficiente.

Para contrariar a lógica das armas, é necessária mais oração, destacou o Papa. “Pela conversão e pelo fim do conflito”, escreveu a Sala de Imprensa do Vaticano num comunicado divulgado após o encontro.  Respondendo ao pedido que surgiu durante a reunião, Francisco manifestou depois o desejo de que no mês de outubro, especialmente nos santuários, a oração do Rosário seja dedicada à paz e, em particular, à paz na Ucrânia.

Em seguida, mesmo antes de terminar o encontro, Francisco mostrou aos 45 bispos presentes o que tinha trazido consigo: um ícone de Maria Theotokos (Mãe de Deus). “Esta imagem foi-me dada por Sua Beatitude Sviatoslav quando era um jovem bispo na Argentina”, recordou, assegurando: “Rezo diante dela todos os dias pela Ucrânia.”

Os bispos ucranianos pediram ainda orações pela libertação de dois padres redentoristas , Ivan Levytskyi e Bohdan Haleta, que permanecem em cativeiro após terem sido capturados pelas tropas russas no final de novembro de 2022.

Shevchuk deu ao Papa Francisco um livro de orações, um rosário e uma cruz missionária pertencentes aos padres. “Estas coisas, Santidade, testemunham o sofrimento da nossa Igreja juntamente com o seu povo no meio aos horrores da guerra causada pela agressão russa. Como um tesouro inestimável, nós lhas entregamos com a esperança de que em breve uma paz justa chegue à Ucrânia”, disse ele.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This