AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Donald Trump

[Crónica da Europa]

A primeira semana de março. Que é pior: o erro ou o crime?

Sobre as ações do presidente Trump nesta primeira semana de março, é útil citar o cínico Tayllerand sobre a ordem de Napoleão para assassinar o duque de Enghien: “Pior do que um crime, é um erro”.

Quanto ao crime. Ser aliado não é questão de conveniência. É um compromisso moral. A América que liderou o mundo livre noutras épocas está a transformar-se num pântano de indecisão e cinismo. Mas a história julga, e julgará com dureza quem virou costas a povos em agonia. A vergonha não recai sobre os que continuam a lutar.

Quanto aos métodos. Chantagem, desonestidade, subornos, desrespeito, narcisismo, culpabilização da vítima, métodos sombrios vindos diretamente de 1938 e acima de tudo – delírios de grandeza. No Kremlin, na Casa Branca e Zhongnanhai. O mundo foi sempre assim e, como escreveu Hegel, as páginas negras da história são em muito maior número. Mas no final há sempre uma estatística sombria de mortes civis e militares, estupros, riquezas roubadas, cidades destruídas, fotografias que chegam diretas de 1915 e paisagens lunares nas fronteiras da Ucrânia enquanto o outro quer ir a Marte.

Quanto ao erro. Os EUA, liderados pelo seu 48º presidente e o seu best friend, querem dinheiro para diminuir a gigantesca dívida pública de 30 triliões de dólares e o mundo descobriu essa verdade simples; todos os que vestem fato completo e gravata na China e Rússia bem podem celebrar esta primeira semana de Março. Quanto à Europa está mais sozinha e terá de agir como se estivesse em guerra.

O que o presidente Trump tem feito é imoral, como assinalou Teresa Toldy em artigo marcante.

Todos perceberam a mensagem que esta América passou ao mundo ao maltratar um aliado, um símbolo da resistência contra o império, quando o humilhou com gestos, palavras e atitudes indignas de um presidente. Todos vimos em imagens que a história nunca esquecerá um espetáculo vergonhoso, uma demonstração de oportunismo que fortalece os inimigos da liberdade e as potências do mal.

O mundo percebeu que o ato de humilhação do presidente Zelensky a 28 de fevereiro foi um gatilho artificial para as ações desde então desencadeadas; suspensão das entregas de armas à Ucrânia, mesmo das que estavam a 100 metros da fronteira. O comando cibernético dos EUA teve ordens para parar todas as atividades contra a Rússia. Fim da partilha dos dados de inteligência militar: a Ucrânia agora não poderá lançar certo tipo de mísseis nem saber com antecedência quando chegam os mísseis de Putin.

É tudo imoral, mas é também um erro colossal da América. John Bolton, antigo conselheiro nacional de segurança de Trump é dos que consideram que Putin e Xi Jinping se riem, do camarote, do desrespeito infligido a Zelensky; percebem que os EUA hesitam, que Trump se curva ao populismo autoritário, que não preza a democracia e parece querer partilhar o mundo em esferas de influência. “Eu fico com a Gronelândia, Panamá e Canadá; tu tens a Ucrânia, os Bálticos e a Europa do Leste; ele fica com a Formosa e o Mar da China Meridional.” Nos círculos de oligarcas de Mar-a-Lago, chama-se a isso “realismo diplomático”.

O presidente Zelensky fala aos jornalistas em Bucha. Foto @ Presidência da Ucrânia

O presidente Zelensky fala aos jornalistas em Bucha, palco de massacres cometidos por militares russos: quando acabar a guerra, o líder ucraniano poderá fazer um documentário “sobre esperança e dor, sobre traições intermináveis, sobre decisões difíceis.” Foto © Presidência da Ucrânia

No plano interno, nunca antes um presidente americano desprezou a Constituição tão descaradamente: decretos de legalidade duvidosa, demissão de juízes, expurgo dos chefes militares, subversão das restrições ao poder, apropriação de dados pessoais pelo DOGE, usurpação do controlo das redes sociais. Não é apenas uma “ilusão autoritária” – é uma tentativa de usurpar a democracia. A destruição da República de Weimar em 1933 levou apenas um mês. Contudo, no Supremo Tribunal dos EUA, a juíza Amy Coney Barrett já resiste a Trump.

As sondagens aos europeus mostram uma repulsa de Trump que atinge até 70%. Até Marine Le Pen veio solidarizar-se com a Ucrânia. A meio do choque vertiginoso entre tronos e potestades que nos colocam os corações em sobressalto enquanto se acumulam os mortos e os estropiados das guerras, há sinais de resiliência,

Os poderes da Europa têm de falar diplomaticamente, dando uma folga aos oligarcas de Washington. Como disse o presidente Macron, no discurso à nação de quarta-feira à noite: “Quero acreditar que os Estados Unidos permanecerão ao nosso lado. Mas devemos estar preparados se não for esse o caso.” Tal como De Gaulle, em circunstâncias ainda mais difíceis, o presidente francês soube ser moral e ser político.

Foi essa a atitude da cimeira de Bruxelas deste 6 de março. Os governantes europeus, no que diz respeito às relações com Washington, têm de aliar o optimismo da vontade ao pessimismo do intelecto. A Europa tem de estar preparada para uma rotura com os EUA, pois com a personalidade transtornada de Trump tudo é possível.

As nações europeias em Bruxelas decidiram alterar as suas economias e abandonar regras de dívida fiscal que pareciam imutáveis, mesmo que isso corra o risco de um confronto com os mercados obrigacionistas e parte dos eleitorados.

“Custe o que custar”, foi a palavra de ordem de Mario Draghi, do Banco Central Europeu, que permitiu à Europa ultrapassar a grande crise da zona euro após 2009. “Custe o que custar” foi assim que a Europa ultrapassou a crise da covid-19. “Custe o que custar” é o lema com que a Europa quer ultrapassar esta crise total de segurança, sabendo-se que a grande invasão de Putin se poderá estender aos países bálticos.

Tal como muitos, quero acreditar em duas coisas: resistência da democracia americana e resiliência dos ucranianos. Os protestos em casa na América já começaram. Em apenas um mês, Trump já causou mais danos do que nos quatro anos da presidência anterior. A Ucrânia estava a travar uma guerra contra um ditador; agora está em guerra com um ditador ajudado por um traidor.

Quanto à resiliência dos ucranianos, quando acabar a guerra – e vai acabar um dia – Volodymir Zelensky, Deus o queira, poderá fazer um grande filme, um documentário em que poderá contar tudo em primeira mão. Um filme sobre esperança e dor, sobre traições intermináveis, sobre decisões difíceis. A verdade nua e implacável, incluindo sobre ele próprio, o ator principal da comédia Servos do Povo, a ficção que se tornou realidade e o tornou presidente em 2019. Em nome de todas as vítimas e dos oprimidos, de todos os mortos, ucranianos e russos. Em nome daqueles que não voltam das guerras.

 

Mendo Castro Henriques é professor da Universidade Católica e autor de obras de filosofia e cidadania.

(Imagem de destaque: Fotografia oficial de Donald J. Trump, presidente dos EUA)

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This