Num texto de duas páginas e de estilo diferente do habitual – menos formal, com menos linguagem eclesiástica –, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou nesta terça-feira, 24, uma mensagem para o Advento, tempo de preparação para o Natal que se inicia no próximo domingo.
“É terrível termos de assumir que, se não cuidamos bem dos pobres e necessitados, também não cuidamos bem de Deus! Mas é agora o tempo favorável”, diz o texto, pedindo aos cristãos católicos atenção aos mais pobres, que mais têm sofrido com a pandemia.
“O ‘cuida de mim’ que o pobre balbucia para ti não é opcional: é uma súplica que é um mandamento: não tens opção de escolha; tu é que foste escolhido, tens de responder que sim, debruçando-te sobre o pobre desvalido que ordena e implora o teu auxílio.”
Com o título “Deus vem e enche o nosso tempo de ‘Bom-Dia’!”, a mensagem diz que Deus “não vem mudar as situações”, mas “os corações” e são os “corações mudados que podem mudar as situações”. Por isso, cada pessoa deve mudar de comportamentos, de modo a “acolher e responder” a esse apelo à mudança e a mudar a situação”, diz o texto, disponível na página da Ecclesia.
O Advento é o tempo que prepara o Natal, e assinala-se nos quatro domingos anteriores a 25 de Dezembro – este ano, a 29 de Novembro, numa altura fortemente marcada pelas limitações impostas pela pandemia. É com o primeiro domingo do Advento que os cristãos assinalam o início de um novo ano litúrgico.