
A entrada das irmãs servidoras do Senhor na Cartuxa de Évora, em março de 2021. Foto: Ecclesia/HM
Uma missa, neste domingo, dia 4, na Igreja do Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli (Convento da Cartuxa), em Évora, assinala a inauguração oficial da clausura no Mosteiro, com a instalação da comunidade contemplativa Serva de Deus Lúcia dos Santos.
Numa nota à comunicação social, o Instituto das Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, também em nome da Arquidiocese de Évora e da Fundação Eugénio de Almeida, informa que a missa será presidida pelo arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, e é aberta a quem quiser participar.
Já em março de 2021, o arcebispo de Évora tinha acolhido as Irmãs Servidoras do Senhor, destinadas à Cartuxa Scala Coeli, com a celebração de uma eucaristia na Igreja de S. Francisco, em Évora. Nesse dia, chegaram as oito irmãs Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, de várias nacionalidades, que vão agora constituir a Comunidade Monástica Contemplativa na Cartuxa de Évora, permitindo assim que aquele espaço sagrado continue a ser um “pulmão espiritual” na cidade e na Arquidiocese, refere a nota.
O Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará é o ramo feminino da Família Religiosa do Verbo Encarnado. Compõe-se de irmãs tanto de vida apostólica como de vida contemplativa. Foi fundado na cidade de São Rafael na Argentina pelo padre Carlos Miguel Buela, a 25 de março de 1984.