Oração do Ângelus

“Cessem o fogo! Parem!”, grita o Papa para o Médio Oriente

| 29 Out 2023

O Papa na janela do Palácio Apostólico: “Que ninguém abandone a possibilidade de travar as armas.” Foto © António Marujo/7MARGENS

 

“Cessem o fogo! Parem, irmãos e irmãs. A guerra é sempre uma derrota, sempre”. Perante uma multidão que enchia a praça de São Pedro, e que aplaudiu fortemente o seu apelo, o Papa exclamou um pedido repetido à cessação de hostilidades entre Israel e o Hamas. “Que ninguém abandone a possibilidade de travar as armas. Cessem o fogo”, apelou.

Foi durante a oração do Ângelus, ao início da tarde deste domingo. Francisco repetiu os apelos que já fez diversas vezes, desde o dia 7, após o ataque terrorista do Hamas em Israel: libertação dos reféns detidos pelo grupo palestiniano e abertura de corredores humanitários que permitam o acesso de ajuda humanitária a Gaza.

“Não desistamos. Continuemos a rezar pela Ucrânia e também pela grave situação na Palestina e em Israel, e por outras regiões em guerra”, afirmou o Papa, depois de agradecer também aos que se associaram à jornada de jejum e oração pela paz, que convocou na sexta-feira passada e culminou com uma oração na Basílica de São Pedro.

O ataque terrorista terá provocado a morte a mais de 1400 pessoas e 229 pessoas foram sequestradas. Como retaliação, Israel tem bombardeado a Faixa de Gaza, governada pelo Hamas, tendo provocado já 7700 mortos e mais de 18 mil feridos.

Na mesma ocasião, o Papa rezou também pelas vítimas do furacão Otis que atingiu a região de Acapulco (México) e provocou, na quarta-feira, a morte de 39 pessoas.

 

Bispos católicos de França apelam à fraternidade e justiça, mas não se demarcam da extrema-direita

Com as eleições no horizonte

Bispos católicos de França apelam à fraternidade e justiça, mas não se demarcam da extrema-direita novidade

O conselho permanente dos bispos da Igreja Católica de França considera, num comunicado divulgado esta quinta-feira, 20 de junho, que o resultado das recentes eleições europeias, que deram a vitória à extrema-direita, “é mais um sintoma de uma sociedade ansiosa, dividida e em sofrimento”. Neste contexto, e em vésperas dos atos eleitorais para a Assembleia Nacional, apresentaram uma oração que deverá ser rezada por todas as comunidades nestes próximos dias.

“Precisamos de trabalhar num projeto de sociedade que privilegie a ativação da esperança”

Tolentino recebeu Prémio Pessoa

“Precisamos de trabalhar num projeto de sociedade que privilegie a ativação da esperança” novidade

Na cerimónia em que recebeu o Prémio Pessoa 2023 – que decorreu esta quarta-feira, 19 de junho, na Culturgest, em Lisboa – o cardeal Tolentino Mendonça falou daquela que considera ser “talvez a construção mais extraordinária do nosso tempo”: a “ampliação da esperança de vida”. Mas deixou um alerta: “não basta alongar a esperança de vida, precisamos de trabalhar num projeto de sociedade que privilegie a ativação da esperança e a deseje fraternamente repartida, acessível a todos, protagonizada por todos”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“O 7 de outubro, a guerra em Gaza e as sombras da Shoah e da Nakba”

“O 7 de outubro, a guerra em Gaza e as sombras da Shoah e da Nakba” novidade

O último dia de “Reflexos e Reflexões” prometia uma tarde bem preenchida: o debate sobre “o 7 de outubro, a guerra em Gaza e as sombras da Shoah e da Nakba”, e a peça de teatro “House”, de Amos Gitai, pelo teatro La Colline. Aqui deixo uma síntese do debate, que tentei fazer com a maior fidedignidade possível, a partir dos apontamentos que fui tomando (era proibido tirar fotografias ou fazer gravações, para garantir que todos se sentiam mais livres para falar). [Texto de Helena Araújo]

E Jesus, estaria ele no Tik Tok?

7MARGENS/Antena 1

E Jesus, estaria ele no Tik Tok? novidade

“Falar Piano e Tocar Francês” é o título do livro do maestro Martim Sousa Tavares. Arte, música, cultura, paixão e mediação são temas do livro e pretextos para a conversa no programa 7MARGENS, da Antena 1. Que começa por uma pergunta: e Jesus, estaria ele hoje no Tik Tok?

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This