A Comunidade de Sant’Egidio lançou a plataforma online No Death Penalty, com o objectivo de reunir informação sobre as diversas iniciativas que está a dinamizar na luta pela abolição da pena de morte em todo o mundo.
Disponível em italiano, espanhol e inglês, o site – criado a propósito do Dia Mundial contra a Pena de Morte, que se assinalou no passado sábado, 10 de outubro – apresenta a lista de petições a decorrer contra a pena de morte em diferentes países, nomeadamente nos EUA e na Bielorrússia, bem como a possibilidade de assiná-las online.
A plataforma divulga ainda a iniciativa Cidades pela Vida, que decorre anualmente no dia 30 de novembro, data em que se recorda a primeira abolição da pena de morte (que aconteceu em 1786 na região da Toscana, Itália). Através do site, as cidades de todo o mundo são convidadas a aderir à iniciativa, juntando-se assim a Lisboa, Roma e Paris, entre outras.
A Comunidade de Sant’Egidio está também a aceitar, através desta plataforma, inscrições de voluntários que queiram corresponder-se com os condenados à morte que manifestaram interesse em receber cartas.
Neste novo site, é ainda possível aceder a um dossier com inúmeras informações sobre a pena de morte no mundo e conhecer a lista dos 19 motivos que levam a Comunidade de Sant’Egidio a defender a sua abolição.
Segundo os dados disponibilizados, existem neste momento 56 países onde a pena de morte é legal. Em 2019, os cinco estados que levaram a cabo mais execuções foram a China, o Irão, a Arábia Saudita, o Iraque e o Egito.