Conselho Permanente reuniu em Fátima

Conferência Episcopal Portuguesa preocupada com a situação social do país

| 10 Jan 2023

 

padre manuel barbosa, porta-voz da cep, foto hm agencia ecclesia

O porta-voz da CEP informou que as dioceses e congregações portuguesas participaram na campanha para apoiar o Seminário Maior de Kiev, na Ucrânia, tendo já enviado 100 mil euros de ajuda. Foto © HM / Agência Ecclesia.

 

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) “está preocupada” com a situação social do país, e espera que a “democracia funcione” e que o apoio às famílias e às instituições não seja afetado por casos de “instabilidade”. Questionado sobre as demissões no Governo no fim da reunião do Conselho Permanente da CEP, que decorreu esta terça-feira, 10 de janeiro, em Fátima, o padre Manuel Barbosa, seu porta-voz, lembrou que a Igreja não toma posição sobre esses casos, mas assumiu que os bispos estão preocupados “com as situações sociais, as dificuldades financeiras e económicas por que passam as famílias e as instituições”, tendo valorizado o “apoio extraordinário que foi dado às IPSS” e afirmado que este “tem de continuar” para que possam “servir as populações”.

O porta-voz do episcopado referiu-se também ao processo legislativo sobre a despenalização da eutanásia e, lembrando o comunicado da CEP emitido por ocasião da aprovação da Assembleia da República do novo diploma, reafirmou que “a Igreja é sempre contra a situação de eutanásia e suicídio assistido, é sempre em defesa da vida e da sua dignidade e é preciso criar condições para que ela aconteça”.

“Mantemos a esperança quando à sua não aprovação, mas esperamos naturalmente que o processo legislativo decorra”, disse o padre Manuel Barbosa.

Na apresentação dos trabalhos do Conselho Permanente, o secretário da CEP referiu ainda que foi preparada a reunião extraordinária da Assembleia Plenária no dia 3 de março, sobre o estudo realizado pela Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, a seu pedido, assim como a reunião habitual após a Páscoa, que vai decorrer entre os dias 17 e 20 de abril, e onde decorrerão eleições para os organismos da Conferência Episcopal para o próximo triénio.

O padre Manuel Barbosa informou também que Portugal vai participar com uma delegação de quatro pessoas (o presidente da CEP, o secretário e dois leigos que fazem parte da equipa sinodal) na reunião da etapa continental do Sínodo dos Bispos, que irá decorrer em Praga, entre os dias 5 e 9 de fevereiro.

Na conferência de imprensa, o porta-voz da CEP referiu-se ainda ao Encontro de Delegados de Bispos Lusófonos, que vai decorrer em Nampula, entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro, e contará com a participação do vice-presidente da Conferência Episcopal, o bispo Virgílio Antunes, em representação do episcopado português.

O secretário da CEP informou também que as dioceses de Portugal e as congregações de Vida Consagrada participaram na campanha lançada antes do Natal para apoiar o Seminário Maior de Kiev, na Ucrânia, tendo já enviado 100 mil euros de ajuda e preparando-se para enviar mais “algumas dezenas de milhares”, e disse que “quem quiser apoiar esta campanha” pode ainda fazê-lo através da Conferência Episcopal.

 

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum

Reconhecida pela Universidade de Helsínquia

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum novidade

A Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa à ativista Greta Thunberg pelo seu “trabalho infalível e coerente pelo futuro do nosso planeta”. A jovem receberá o título a 9 de junho, juntamente com outros sete homenageados, entre os quais se encontra o ex-presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo emérito Munib Younan.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido

Conselho de Direitos Humanos

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido novidade

“Um em cada sete cristãos sofre perseguições hoje”, alertou o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, arcebispo Fortunatus Nwachukwu, no discurso que proferiu esta terça-feira, 21 de março, em Genebra, durante a 52ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Em nome da Santa Sé, Nwachukwu, recentemente nomeado pelo Papa como secretário do Dicastério para a Evangelização, quis trazer à atenção internacional “a situação de muitas pessoas e comunidades que sofrem perseguições por causa das suas crenças religiosas”.

O poder clerical e os abusos

O poder clerical e os abusos novidade

É imperioso assumir os pecados dos crimes de abusos de crianças – como também dos outros abusos sexuais com pessoas de maior idade; é com clareza que se devem suspender todos os bispos e padres e agentes de pastoral envolvidos, pagar indemnizações e  todos os tratamentos a “abusados”. (Opinião de Joaquim Armindo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This