No âmbito de acordo com Vaticano

Consagrado um novo bispo na China, após 70 anos de sede vacante

| 26 Jan 2024

O novo bispo foi nomeado pelo Papa a 16 de dezembro, mas só esta semana, aquando da sua consagração, a decisão foi conhecida. Foto © Vatican Media

 

Taddeo Wang Yuesheng é o novo novo bispo de Zhengzhou (província de Henan, China), que estava em sede vacante há mais de 70 anos. A nomeação foi feita pelo Papa Francisco a 16 de dezembro, mas só conhecida esta quinta-feira, 25 de janeiro, data em que Yuesheng foi consagrado, avançou o Vatican News, sublinhando que a decisão ocorreu no âmbito do acordo provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China.

Natural de Zhumadian, na mesma província, o bispo Yuesheng, de 57 anos, estudou Filosofia e Teologia no Seminário Centro-Sul e foi ordenado padre em 1993, tendo desde então assumido as funções de pároco em várias localidades daquela região. Foi também  presidente da Associação Patriótica Católica de Henan e vice-diretor do Comité de Assuntos Académicos.

De acordo com a agência Fides, a diocese de Zhengzhou foi erigida a 11 de abril de 1946, de acordo com a constituição apostólica  Quotidie Nos do Papa Pio XII, que estabeleceu uma hierarquia oficial para a Igreja chinesa.

No mesmo ano, o missionário xaveriano de origem italiana, Faustino Tissot, foi nomeado bispo de Zhengzhou. Mas após o estabelecimento da República Popular da China em Outubro de 1949, o Partido Comunista Chinês (PCC) implementou uma  campanha  para isolar a Igreja, expulsando padres, missionários e bispos estrangeiros. 

Assim, em 1953, Tissot e outros 16 padres estrangeiros foram expulsos, deixando a diocese funcionalmente vaga. A gestão da diocese foi continuada por seis padres chineses, até à Revolução Cultural de Mao Zedong, quando todas as atividades e celebrações religiosas foram suspensas e as igrejas forçadas a fechar. 

Após a morte de Mao, em 1976, Deng Xiaoping tornou-se o líder supremo e inaugurou um período de abertura, que permitiu o reinício da atividade religiosa. Várias igrejas católicas foram reabertas e mais algumas foram construídas em Zhengzhou e em toda a China continental. Mas Zhengzhou continuou sem bispo… até esta quinta-feira.

A ordenação episcopal ocorreu na igreja de Qinghuayuanlu, dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, tendo a missa sido foi concelebrada por vários bispos, entre eles o bispo de Xangai, Joseph Shen Bin, vice-presidente da Associação Patriótica Católica Chinesa, controlada pelo Estado.

Recorde-se que Shen Bin tomou posse, a 4 de abril do ano passado, sem aprovação prévia da Santa Sé [ver 7MARGENS] e em violação do acordo Vaticano-China – assinado em 2018 e revisto em outubro de 2022-, cujo conteúdo tem sido mantido em segredo. Três meses depois, o Papa Francisco optou por reconhecer a nomeação. Fê-lo para o “bem maior da diocese”, justificou então o secretário de Estado Pietro Parolin.

Desde aí, assinala a Catholic News Agency, o bispo de Xangai tem defendido a sinização da Igreja, um processo que implica não apenas inculturar a fé no contexto da sociedade chinesa, mas também alinhá-la com as práticas oficiais do PCC. 

 

Guerra e Paz: angústias e compromissos

Um ensaio

Guerra e Paz: angústias e compromissos novidade

Este é um escrito de um cristão angustiado e desorientado, e também com medo, porque acredita que uma guerra devastadora na Europa é de alta probabilidade. Quando se chega a este ponto, é porque a esperança é já pequena. Manda a consciência tentar fazer o possível por evitar a guerra e dar uma oportunidade à paz. — ensaio de Nuno Caiado

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados novidade

Estou na Calábria com vista para a Sicília e o vulcão Stromboli ao fundo. Reunião de Coordenadores das Redes Internacionais do Graal. Escolhemos reunir numa propriedade de agroturismo ecológico, nas escarpas do mar Jónio, da antiga colonização grega. Na Antiguidade, o Mar Jónico foi uma importante via de comércio marítimo.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This