Iniciativas em Lisboa e Porto

Dia Mundial dos Pobres evoca Bruto da Costa e debate prisões

| 11 Nov 2021

alfredo bruto da costa

Alfredo Bruto da Costa e o seu contributo para as questões do conhecimento e combate à realidade da pobreza estarão no centro de um debate que ocorrerá na paróquia do Campo Grande (Lisboa). Foto: Direitos reservados.

 

A propósito do Dia Mundial dos Pobres que se assinala no próximo domingo, 14, e dos cinco anos da morte de Alfredo Bruto da Costa, “uma voz ímpar na luta contra a pobreza em Portugal”, a paróquia do Campo Grande (Lisboa) promove nesta quinta-feira, às 21h30, um debate que pretende dar uma “visão actualizada dos desafios ao acompanhamento dos pobres em Portugal”.

O debate ocorre no dia exacto em que se completam cinco anos sobre a morte do antigo ministro dos Assuntos Sociais e tem lugar no salão paroquial. O foco incidirá também na recordação do “contributo de Bruto da Costa” para as questões do conhecimento e combate à realidade da pobreza.

No debate, intervêm o padre António Janela, do Instituto Diocesano da Formação Cristã, Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, e Henrique Joaquim, da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. Há menos de um mês, a Cáritas publicou o livro póstumo de Bruto da Costa, Que Fizeste do Teu Irmão? – Um olhar de fé sobre a pobreza no mundo.

No dia seguinte, sexta-feira, desta vez no Porto, uma outra iniciativa assinala também o Dia Mundial dos Pobres, lançado pelo Papa Francisco há cinco anos: no adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Porto, a partir das 16h, decorre um encontro, aberto a todas as pessoas interessadas, sobre o tema “Um porto de abrigo: reflexão e caminhos na luta contra a pobreza”.

O encontro, que inclui um magusto e tempo de convívio, reúne, além da paróquia, grupos associados à Pastoral Penitenciária do Porto, incluindo a Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos e a Associação Foste Visitar-me.

A iniciativa conta também com a presença de Eugénio Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado e anterior responsável da Cáritas Portuguesa, que acaba de publicar o livro Jesus representa todos os Pobres – Subsídios para o Dia Mundial dos Pobres.

O encontro terá como mote o título da mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Pobres deste ano: “Sempre tereis pobres entre vós”.

 

“Há mais mártires hoje do que no início do cristianismo… a sua coragem é uma bênção”

Vídeo do Papa de março

“Há mais mártires hoje do que no início do cristianismo… a sua coragem é uma bênção” novidade

“Sempre haverá mártires entre nós. É o sinal de que estamos no caminho certo”, afirma o Papa Francisco na edição de março d’O Vídeo do Papa, que acaba de ser divulgada. “Uma pessoa que sabe dizia-me que há mais mártires hoje do que no início do cristianismo. A coragem dos mártires, o testemunho dos mártires, é uma bênção para todos”, acrescenta. E é por isso que pede a todos que rezem pelos novos mártires deste tempo, para que “contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário”.

Mais de 1.000 jovens cristãos caminharam pela paz nas ruas de Jerusalém

Via Sacra ecuménica

Mais de 1.000 jovens cristãos caminharam pela paz nas ruas de Jerusalém novidade

A guerra em Israel prossegue e o sentimento de insegurança em Jerusalém cresce. Ainda assim, ou talvez por isso mesmo, a tradicional Via Sacra que ali se realiza anualmente por ocasião da segunda semana da Quaresma não foi cancelada. Na passada sexta-feira, 23 de fevereiro, mais de mil crianças e jovens que frequentam as escolas cristãs da cidade, acompanhados de inúmeros familiares e professores, percorreram as ruas de lenços brancos na mão, pedindo a paz para todo o mundo, e em particular para a Terra Santa.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This