Iniciativas em Lisboa e Porto

Dia Mundial dos Pobres evoca Bruto da Costa e debate prisões

| 11 Nov 2021

alfredo bruto da costa

Alfredo Bruto da Costa e o seu contributo para as questões do conhecimento e combate à realidade da pobreza estarão no centro de um debate que ocorrerá na paróquia do Campo Grande (Lisboa). Foto: Direitos reservados.

 

A propósito do Dia Mundial dos Pobres que se assinala no próximo domingo, 14, e dos cinco anos da morte de Alfredo Bruto da Costa, “uma voz ímpar na luta contra a pobreza em Portugal”, a paróquia do Campo Grande (Lisboa) promove nesta quinta-feira, às 21h30, um debate que pretende dar uma “visão actualizada dos desafios ao acompanhamento dos pobres em Portugal”.

O debate ocorre no dia exacto em que se completam cinco anos sobre a morte do antigo ministro dos Assuntos Sociais e tem lugar no salão paroquial. O foco incidirá também na recordação do “contributo de Bruto da Costa” para as questões do conhecimento e combate à realidade da pobreza.

No debate, intervêm o padre António Janela, do Instituto Diocesano da Formação Cristã, Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, e Henrique Joaquim, da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. Há menos de um mês, a Cáritas publicou o livro póstumo de Bruto da Costa, Que Fizeste do Teu Irmão? – Um olhar de fé sobre a pobreza no mundo.

No dia seguinte, sexta-feira, desta vez no Porto, uma outra iniciativa assinala também o Dia Mundial dos Pobres, lançado pelo Papa Francisco há cinco anos: no adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Porto, a partir das 16h, decorre um encontro, aberto a todas as pessoas interessadas, sobre o tema “Um porto de abrigo: reflexão e caminhos na luta contra a pobreza”.

O encontro, que inclui um magusto e tempo de convívio, reúne, além da paróquia, grupos associados à Pastoral Penitenciária do Porto, incluindo a Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos e a Associação Foste Visitar-me.

A iniciativa conta também com a presença de Eugénio Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado e anterior responsável da Cáritas Portuguesa, que acaba de publicar o livro Jesus representa todos os Pobres – Subsídios para o Dia Mundial dos Pobres.

O encontro terá como mote o título da mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Pobres deste ano: “Sempre tereis pobres entre vós”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Como reconstruir a catedral?

Pré-publicação 7M

Como reconstruir a catedral? novidade

Reconstruir o rumor de Deus – Para uma teologia estética da revelação é o título do livro da autoria do padre Miguel Rodrigues, da Arquidiocese de Braga, cujo prefácio, da autoria do padre Joaquim Félix, o 7MARGENS reproduz. O livro é apresentado nesta quarta-feira na Igreja Matriz de Vila do Conde, às 21h30.

Idosos descartáveis

Idosos descartáveis novidade

Este ano, o Dia Mundial de Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de Junho) teve como lema “calar é ser cúmplice”. Segundo a OMS, um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência. Diante desta brutal realidade, todos nos devemos interrogar a respeito deste fenómeno, muito conhecido no nosso país.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This