AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Inauguração da Exposição Sacre Visioni, Igreja da Graça, Lisboa, 2024

Patentes até final de setembro

Duas exposições de arte sacra do século XXI na Igreja da Graça

| 30/07/2024

Inauguração da Exposição Sacre Visioni, Igreja da Graça, Lisboa, 2024

As obras do artista português Bruno Loureiro e de 40 italianos encontram-se expostas na Igreja da Graça em Lisboa. Foto © Jorge Velez

As obras do artista português Bruno Loureiro e de 40 italianos encontram-se expostas na Igreja da Graça em Lisboa, desde o passado sábado, 27 de julho, em duas mostras intituladas, respetivamente, “Toque Divino” e “Sacre Visioni”. Ambas podem ser visitadas até final de setembro.

A mostra “Toque Divino” apresenta uma coleção de arte cristã em pregos e parafusos albergando cerca de 20 obras, que totalizam 250 mil pregos, incluindo duas peças que contam com mais de 53 mil pregos cada. Bruno Loureiro, de 43 anos, é natural de Matosinhos e, de acordo com o comunicado de imprensa que divulga a exposição, “aos 13 anos, uma professora de Educação Visual notou o seu talento para as artes e pediu-lhe um trabalho da sua autoria para expor (…). Seria o despertar definitivo para o mundo da arte”.

 “Sacre Visioni” é uma exposição inédita de arte sacra do século XXI, que conta com o apoio da associação cultural italiana Art Global. A curadoria é da responsabilidade do artista português Santiago Belacqua, encarregue da organização da Primeira Bienal de Arte Cristã que, em 2023, expôs na Igreja da Graça, na Igreja do Castelo de São Jorge e no Museu de Lisboa – Santo António 77 artistas nacionais e internacionais de 19 países. Acompanham-no na curadoria as artistas Angiolina Marchese e Rosanna Vetturini. Depois de setembro, Belacqua quer levar a mostra a outros monumentos nacionais: “Os artistas italianos abraçaram, apaixonadamente, este desafio”.

“A Igreja sente como sua missão prioritária, na cultura atual, manter desperta a busca da verdade e, consequentemente, de Deus; levar as pessoas a olharem para além das coisas penúltimas e porem-se à procura das últimas. Convido-vos a aprofundar o conhecimento de Deus tal como Ele se revelou em Jesus Cristo para a nossa total realização. Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza”, afirmou Jorge Dias, padre da Igreja da Graça à margem da inauguração da exposição “Sacre Visioni”.

Ambas as exposições podem ser visitadas todos os dias, entre as 10 e as 19 horas, até ao final do mês de setembro.

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This