AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Eu só penso em mim e eles só neles pensam

| 08/10/2024

Retrato de Nicolau Maquiavel de Santi di Tito, Palácio Vecchio, Florença, Itália. / Wikimedia

“Pergunto agora: será a nossa realidade assim tão diferente? Será que os nossos governos são agora imunes à aprovação da população?” Retrato de Nicolau Maquiavel de Santi di Tito, Palácio Vecchio, Florença, Itália. / Wikimedia

 

Acredito na sabedoria de alguns daqueles que nos precederam. Afinal, eles também aqui viveram e, como tal, deixaram-nos dicas sobre como é o mundo. No entanto, não diria que tudo se repete, de forma intacta, nem que todos foram capazes de atingir uma tão grande longevidade nas palavras. Houve alterações, é claro. Os seres humanos evoluíram, adquiriram conhecimento. Com tantos erros cometidos ao longo da história, levaria até à descrença na nossa espécie se não houvesse alguma aprendizagem. Mas, terá sido esta mudança suficiente para nos afirmarmos superiores aos que viveram muito antes de nós?

Há cerca de 500 anos, um indivíduo cujo nome pode levar ao preconceito, escreveu um livro intitulado de “O Príncipe”. Em busca de respostas sobre a política e sociedades atuais, decidi lê-lo, e mais esclarecida não podia ter ficado. Fascina-me como Nicolau Maquiavel nos dá um retrato do mundo selvagem e ardiloso que é a política. O autor propôs-se a escrever uma série de recomendações para o príncipe, de modo a que este governasse de forma segura, para si próprio. Explicava-lhe como lidar com as pessoas, ricos e pobres, com os seus conselheiros, com a interferência externa de outros príncipes. Maquiavel não escondia a realidade: nua e crua, era assim que a apresentava. E para uma conjuntura difícil, as recomendações que dava eram muitas vezes imorais. Ele aconselhava o príncipe a garantir o contentamento da população, dando-lhe, pelo menos, a ilusão de que se preocupava. Este devia proporcionar às pessoas entretenimento que fosse do seu agrado e evitasse qualquer reboliço social. Diz-nos Maquiavel que era destas ações das quais poderia depender a manutenção da posição de comando do príncipe. Simultaneamente, este não deveria mostrar fraqueza, mas antes determinação e força nas suas decisões. Ostentar em demasia a riqueza podia também trazer o ódio do povo, assim como a presença numerosa de estrangeiros. Quanto aos mais ricos e poderosos, Maquiavel reforçava junto do governante a importância de tê-los perto de si, precavendo o perigo de quererem tomar o seu poder.

Pergunto agora: será a nossa realidade assim tão diferente? Será que os nossos governos são agora imunes à aprovação da população? Não continuam eles a querer mostrar-se cautelosos com o nosso bem-estar, oferecendo ocasionais regalos, por recear perder todo o poder com a rebelião das pessoas? E quantas ações vimos serem tomadas pelos governos, com motivações declaradamente egoístas? Não nos deixamos nós influenciar por aqueles que aparentam zelar implacavelmente pelos nossos interesses, mesmo que não o façam efetivamente? A verdade é que o nosso critério para respeitar um líder reside na capacidade deste de não mostrar indecisão ou dependência. A não ser que grite por nós e que prometa tudo o que queremos ouvir, perderá a nossa atenção e será apelidado de fraco e inútil. Incompetente, se aceitar receber no seu território pessoas que cá não “pertencem”. Continuo a sentir-nos profundamente nacionalistas e patrióticos, moldáveis por palavras. Deixamo-nos dominar emocionalmente e vivemos acorrentados ao nosso mundo, às nossas ilusões, ao nosso tão feliz desconhecimento.

Podem considerar absurdo que comparemos tempos tão distintos, mas, na realidade, é ao ser humano que nos referimos. Adquirimos novos hábitos, mas a nossa natureza dificilmente se domina. Somos egoístas e queremos o que ilusoriamente nos pertence, sentindo-nos injustiçados quando o real vem ao de cima e nos apercebemos do nosso papel de meras marionetas. E tudo isto porque vivemos obstinados a pensar em nós e, imediatamente a seguir, em nós próprios. Todos herdamos algum maquiavelismo.

 

Beatriz Martins Mendes é aluna do 2°ano de Licenciatura do curso de Relações Internacionais da Universidade do Minho.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.