AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

cruz em gujarat india foto traveler 1116

Perseguição religiosa aumenta

Freira católica assediada em autocarro no nordeste da Índia

| 27/02/2024

cruz em gujarat india foto traveler 1116

“Existem numerosos padres e freiras em Assam que usam trajes religiosos como em qualquer outro lugar do país. O assédio de pessoas porque usam uma determinada veste ou hábito religioso é ridículo e inédito”, defende o vigário-geral da arquidiocese de Shillong. Foto © Traveler 1116

 

Uma religiosa católica foi assediada por um motorista de autocarro e por vários passageiros que nele viajavam, os quais insultaram a sua fé cristã e a obrigaram a abandonar o transporte. A situação ocorreu no nordeste da Índia, no estado de Assam, e foi denunciada esta terça-feira, 27 de fevereiro, pelo jornal Crux.

Uma declaração enviada àquele periódico pelo padre Richard Majaw, vigário-geral da arquidiocese de Shillong, que faz fronteira com o estado de Assam, dava conta de que “o condutor do autocarro e alguns passageiros começaram a fazer comentários depreciativos sobre a irmã Rosemary, o seu hábito religioso e a sua fé. Depois de algum tempo, pararam o autocarro num local isolado e ela foi forçada a descer”.

“Existem numerosos padres e freiras em Assam que usam trajes religiosos como em qualquer outro lugar do país. O assédio de pessoas porque usam uma determinada veste ou hábito religioso é ridículo e inédito. Tais incidentes ocorrem devido a uma falsa narrativa e propaganda espalhada contra uma determinada religião. É dever de qualquer Governo tomar medidas adequadas para conter tal propaganda e criar uma atmosfera de harmonia social e religiosa entre os cidadãos”, afirmava a nota enviada ao Crux.

A declaração observava ainda que muitos religiosos católicos vão a Assam para receber cuidados médicos e visitar os mercados. Trata-se de um estado no nordeste da Índia, ao sul do leste do Himalaia, dirigido pelo partido Himanta Biswa Sarma (BJP), uma organização nacionalista hindu. De acordo com o censo de 2011, 61,47 por cento da população era composta por hindus, 34,22 por cento por muçulmanos e 3,7 por cento eram cristãos.

A perseguição aos cristãos tem vindo a aumentar na Índia desde a chegada ao poder do partido pro-hindu de Narendra Modi. Só em 2023, foram registados 687 ataques a cristãos, os quais correspondem a apenas 2,4% da população do país [ver 7MARGENS].

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória

[Entre Margens]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória novidade

No próximo Domingo, 11 de Outubro, Joana Lopes, que nos deixou a 5 de Fevereiro deste ano, completaria 88 anos. A Joana teve um papel importante na resistência católica contra a ditadura, tendo levado a cabo lutas muito importantes em que denunciava a guerra colonial. Tinha também uma atividade cívica intensa, assumindo a defesa de lutas políticas essenciais que não são menos importantes no nosso tempo. [Texto de Filipe Moisés].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.