
Romaria da Senhora de Assedace, Gouveia. Foto: Direitos reservados
A antiga rota da romaria da Senhora de Assedace, uma festa com “um papel fundamental na espiritualidade das gentes da Serra da Estrela, considerada a protetora dos pastores e do gado da montanha”, será recriada no próximo domingo, 8 de setembro, quando se celebra esta festa nos Casais de Folgosinho, informou a diocese da Guarda.
De acordo com a informação reproduzida pela Agência Ecclesia, a capela, situada a 935 metros de altitude, é “um local de culto, peregrinação, promessas e bênçãos”, conforme assinala a Câmara Municipal de Gouveia, que apoia a recriação da romaria.
Este “caminho percorrido incontáveis vezes nos últimos séculos” será agora uma experiência orientada, “acompanhada e interpretada da paisagem”, que começa no Adro de Viriato, em Folgosinho, até à Ermida da Nossa Senhora de Assedace. O Município de Gouveia destaca que a romaria tem uma “ligação profunda à terra, une o sagrado e o profano, que se fundem, num misto de agradecimento, devoção e festa”.
“Tradicionalmente, de Folgosinho, o percurso da romaria e da procissão inicia-se no adro da Igreja Matriz de S. Pedro, subindo a calçada romana dos Galhardos (Imóvel de Interesse Público), iniciando-se a descida na Portela de Folgosinho até ao Cruzeiro da Assedace, chegando dai, à capela”, explica a mesma fonte.
A rota da romaria da Senhora de Assedace é um percurso de cerca de nove quilómetros, é de participação gratuita e está integrada na Rede Cultural Terras da Transumância. No próximo domingo, o percurso inicia-se às 08h45 e a participação está limitada a 50 pessoas. Às 12h, está prevista a realização de uma eucaristia e procissão e haverá ainda outras manifestações civis e culturais além de uma merenda comunitária.









