Prevenção de abusos

Grupo Vita inicia ciclo de formação sobre violência sexual para educadores e catequistas

| 20 Abr 2024

 

Grupo Vita, abusos sexuais

O Grupo Vita alargou o espectro das suas ações de formação para além das diocese. Foto © Ecclesia/MC

 

 

O Grupo Vita iniciou neste fim de semana um ciclo de formação sobre a temática dos abusos sexuais, que irá abranger todos os educadores cristãos, nas áreas da catequese, escolas católicas e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

“Esta é uma primeira fase dirigida aos responsáveis diocesanos da EMRC e da catequese, bem como às escolas católicas, e quer dotar os agentes educativos cristãos de ferramentas para melhor cuidar, prevenir e atuar em caso de abusos de crianças, adolescentes e adultos, que estão ao nosso cuidado”, esclarece Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC). “Estas formações são o início de um trabalho que nos compromete a todos e queremos que se vá alargando até cada realidade paroquial”, acrescenta.

Intitulada “Violência Sexual: Conhecer, prevenir, agir”, esta formação, cuja primeira sessão ase realizou sexta-feira, 19, terá dois módulos formativos. O «módulo Conhecer», com o qual se pretende refletir sobre a «Violência sexual contra crianças e adultos vulneráveis”, apreendendo estratégias para “conhecer e intervir junto das vítimas e agressores”, e o «Módulo Prevenir e Agir», que parte do «Manual de Prevenção» apresentado pelo SNEC no passado mês de dezembro, refere um comunicado desta instituição enviado ao 7MARGENS.

É necessário “ajudar as pessoas a estarem abertas e a perceber que esta realidade não acontece só noutras latitudes”, afirma a irmã Arminda Faustino, coordenadora do Departamento de Catequese no SNEC. “Ela pode estar presente junto a nós e temos de nos formar, ser competentes nestas matérias para podermos efetivar a ‘dupla fidelidade’ a que nos chama o próprio Diretório para a Catequese, quando nos pede para reconhecermos ‘a quem anunciamos’ e quem são os destinatários do anúncio do evangelho”.

O Grupo Vita foi criado pela Conferência Episcopal Portuguesa na sequência da divulgação do relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica. Tem como missão acompanhar vítimas de abusos e proporcionar formação de prevenção do fenómeno. Este módulo de formação desenvolvida em colaboração com o SNEC e a Universidade Católica Portuguesa terá a duração de seis horas.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This