Ibn Khamīs de Évora, um dos pensadores muçulmanos mais importantes do al-Andalus, e outros estudos islâmicos

| 27 Abr 21

Maqamat Al-Hariri ilustração

Ilustração do livro Maqamat Al-Hariri de 1237 executada por Yahya Ibn Mahmud Al Wasiti.

Uma conferência sobre “Ibn Khamīs de Évora: história e sufismo”, abre nesta quarta-feira, 28, a edição de 2021 do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos. A intervenção está a cargo de Pilar Garrido, professora de Estudos Árabes e Islâmicos da Universidade de Múrcia, e tem início às 18h em videoconferência.

Ibn Khamīs, autor do livro A Linguagem dos Sufis, viveu nos reinos de taifa de Badajoz e Sevilha e foi contemporâneo da unificação almorávida, no século XI, sendo considerado um dos nomes mais importantes do pensamento islâmico do al-Andalus.

O seminário, que contará com mais sete sessões, uma por mês, até final do ano, pretende “estudar, divulgar e debater temas religiosos, históricos e culturais” relacionados com o islão. Entre os intervenientes, contam-se ainda AbdoolKarim Vakil (King’s College London), Adalberto Alves e Adel Sidarus.

Coordenado por Fabrizio Boscaglia, responsável da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica, na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, o seminário pretende também dar espaço a jovens investigadores.

As próximas sessões, até ao Verão, serão dedicadas ao sufismo de Ibn ‘Arabī (20 de Maio, Pablo Beneito), às traduções do Alcorão em português (18 de Junho, Mostafa Zekri), e à islamofobia e racismos na Europa (AbdoolKarim Vakil, 22 de Julho).

Depois do Verão, haverá mais três temas: “Filosofia Islâmica: A Cidade Virtuosa de Al-Fārābī” (Catarina Belo, 23 de Setembro); política, espiritualidade e sufismo em Michel Foucault (Teresa Xavier, 18 de Novembro) e a corte omíada de Córdova (Elsa Cardoso, 16 de Dezembro).

A 21 de Outubro, na Biblioteca Nacional (11h-19h), decorrerá ainda um colóquio sobre cultura luso-árabe e luso-islâmica, com a participação de Adalberto Alves, Adel Sidarus, António Rei, Fabrizio Boscaglia, Hugo Maia, Maria João Cantinho e Natália Nunes.

Como referido, os encontros, abertos a todas as pessoas interessadas, decorrem em videoconferência ou em sala presencial; as indicações serão dadas com antecedência na página da Ciência das Religiões/Lusófona.

(Dia 28, às 13h, corrigido o nome Ibn Khamīs de Évora, mais correcto na transliteração para português)

 

A educação na campanha eleitoral

A educação na campanha eleitoral novidade

Durante os trinta debates nas televisões o tema da educação nunca esteve sobre a mesa. Será porque não é importante? Todos responderão que não, pois a educação é reconhecidamente importante em qualquer sociedade, sobretudo as mais desiguais. Será porque não se debateu nenhuma estratégia para o país? Também não, pois, apesar de pouco, ainda houve aqui e ali tempo para debater a justiça, a economia, a fiscalidade, o emprego e as remunerações.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Lembrar as vítimas do nazismo

Holocausto

Lembrar as vítimas do nazismo novidade

27 de janeiro, a data em que o Exército Vermelho libertou Auschwitz, tornou-se o dia internacional em memória das vítimas do nazismo. Hoje quero lembrar Karl Stojka, e o seu aviso: “Não foi Hitler, nem Göring, nem Goebels, nem Himmler, nem nenhum desses quem me arrastou e espancou. Não. Foi o sapateiro, o vizinho, o leiteiro.”

As estrelas boas que Deus coloca na nossa vida

As estrelas boas que Deus coloca na nossa vida novidade

No contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022 [entre 18 e 25 de janeiro] prestamos tributo a um homem bom, um fiel seguidor de Cristo e um cristão verdadeiramente ecuménico e aberto ao diálogo inter-religioso. Um cristão também com profundo sentido de humor e de alegria, que é sempre um sinal de uma boa espiritualidade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This