As principais instituições evangélicas espanholas uniram-se para assinar uma declaração de apoio aos cientistas que estão a trabalhar na luta contra a pandemia de covid-19, na qual manifestam o seu repúdio pelas “teorias da conspiração infundadas” que têm vindo a circular associadas à doença e às quais “os cristãos parecem suscetíveis”.
A declaração foi traduzida e adaptada partir de uma outra, publicada no site BioLogos, uma plataforma de ciência e fé criada pelo cientista Francis Collins, cristão evangélico e vencedor do Prémio Templeton, que está envolvido nos projetos de investigação da vacina para o novo coronavírus, noticia o Protestante Digital.
“Nós, os cristãos, podemos não estar de acordo sobre as políticas públicas adotadas em resposta ao coronavírus, mas nenhum de nós deveria ignorar a evidência científica quando esta é clara”, afirmam no texto, comprometendo-se a seguir todas as medidas preventivas aconselhadas e a lutar contra a desinformação.
Entre os signatários, incluem-se a Aliança Evangélica Espanhola, a Federação de Entidades Religiosas Evangélicas de Espanha e a União de Médicos Evangélicos.