
As mulheres são uma das matérias mais sensíveis para o próximo Sínodo. Foto © Antenna | Unsplash
Professoras e investigadoras de três países estão a recolher opiniões de mulheres católicas de todo o mundo, de modo a poderem elaborar uma apresentação o mais representativa possível à XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.”
Todas as mulheres católicas de mais de 18 anos podem participar neste estudo que tem um questionário disponível online, sendo as respostas anónimas. O questionário encontra-se disponível em cinco línguas: para além do inglês, existem versões em espanhol, francês, alemão, polaco e italiano.
A iniciativa foi lançada por Kathleen McPhillips e por Tracy McEwan, da Escola de Humanidades, Indústrias Criativas e Ciências Sociais da Universidade de Newcastle, Austrália, por Clare Watkins da Universidade de Roehampton, Reino Unido, e por Tina Beattie, membro da Catholic Women Speak (CWS) e representante do Reino Unido e da Irlanda no executivo do Catholic Women’s Council (CWC). Estas duas instituições de mulheres católicas dão suporte à iniciativa.
Prevê-se que o resultado final deste estudo esteja pronto até meados de agosto de 2023, podendo, então, ser consultado nas páginas dessas instituições.