
A iniciativa, que tem vindo a mobilizar todos os anos milhares de crianças nos diversos continentes, conta já com mais de 440 mil inscrições para a edição deste ano. Foto © ACN.
É já esta terça-feira, 18 de outubro, que a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) promove a iniciativa “Um milhão de crianças rezam o terço pela paz”, lembrou o Papa após a oração do Ângelus no domingo passado. Francisco fez questão de agradecer antecipadamente às crianças que irão participar e apelou a todos que rezassem com eles, em especial pelo povo da Ucrânia.
“Obrigado a todos os meninos e meninas (…)! Juntemo-nos a eles e confiemos à intercessão de Nossa Senhora o povo mártir da Ucrânia e os outros povos que sofrem com a guerra e todas as formas de violência e miséria”, disse o Papa.
A iniciativa, que tem vindo a mobilizar todos os anos milhares de crianças nos diversos continentes, conta já com mais de 440 mil inscrições para a edição deste ano. Em 2021, reuniu crianças de pelo menos 136 países.
Em Portugal, “vamos rezar com as crianças como Nossa Senhora pediu aos três Pastorinhos em Fátima”, afirma Catarina Martins de Bettencourt, responsável do secretariado português da AIS, em comunicado enviado esta segunda-feira à imprensa.
“Esta é uma iniciativa internacional da Fundação AIS que reúne todos os seus 23 secretariados, mas é aqui, em Portugal, no altar do mundo, que a oração do terço com as crianças ganha um maior significado”, destaca. “As nossas crianças vão repetir as mesmas palavras que Jacinta, Francisco e Lúcia disseram a pedido da Mãe de Deus. É isto que propomos. É isto que vamos fazer. Todos estamos convocados para esta jornada de oração. E todos somos mesmo todos: as famílias, as escolas, as paróquias, os movimentos. Vamos, com as nossas crianças, fazer desta iniciativa um grito pela paz no mundo”, sublinha Catarina Bettencourt.
A jornada de oração do terço conta com a adesão do Santuário de Fátima, da Rede Mundial de Oração do Papa, do Apostolado Mundial de Fátima, do Secretariado Nacional da Educação Cristã e das Obras Missionárias Pontifícias. O evento será transmitido em direto na página do evento e nas redes sociais da Fundação AIS.