AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Borgo Laudato Si'. Foto Laudatosi.va 2
O Borgo Laudato Si' situa-se numa propriedade que abrange 35 hectares de jardins e 20 hectares de terras agrícolas. Foto © Laudatosi.va

A 5 de setembro

Leão XIV regressa a Castel Gandolfo para inaugurar projeto sonhado por Francisco

| 25/08/2025

Leão XIV vai regressar a Castel Gandolfo pela terceira vez neste verão, mas agora já não será para descansar, e sim para inaugurar oficialmente um espaço ali criado por vontade de Francisco: o Borgo Laudato Si’, onde estão a ser aplicados os princípios defendidos na encíclica que, há dez anos, escreveu com esse mesmo nome.

Trata-se do local na residência de verão dos Papas onde, há pouco mais de uma semana, Leão almoçou com os pobres apoiados pela Caritas de Albano, e onde, a 9 de julho, celebrou aquela que foi a primeira missa pela Custódia da Criação, com a nova forma litúrgica aprovada pelo Vaticano, exortando a escutar “o clamor da terra”. Nascido da iniciativa lançada pelo Papa Francisco em 2 de fevereiro de 2023, o Borgo Laudato si’ enraiza-se na missão da Igreja de promover a ecologia integral, unindo o cuidado com a criação à proteção da dignidade humana.

O projeto foi então instituído por dois quirógrafos do Papa, e confiado ao Centro de Alta Formação Laudato si’ (CeAF-LS), ao qual ficou atribuída a tarefa de sensibilizar para essas questões e promover a conversão ecológica através de projetos de formação com particular atenção aos jovens e àqueles que vivem em condições de vulnerabilidade.

“Para tornar visível e concreta a vontade de promover a conversão ecológica, pensei em criar um modelo tangível de pensamento, de estrutura e de ação, a que chamei de Borgo Laudato si’. E senti que os arredores e as dependências das Vilas de Castel Gandolfo fossem o espaço certo para abrigar esse tipo de ‘laboratório’, onde experimentar conteúdos formativos”, explicou Francisco.

E assim foi nascendo o Borgo, numa propriedade que abrange 35 hectares de jardins e 20 hectares de terras agrícolas, abriga mais de 3000 plantas pertencentes a 300 espécies diferentes, e espaços dedicados ao cultivo biológico e regenerativo, incluindo ainda palácios, monumentos e vestígios arqueológicos.

Borgo Laudato Si'. Foto Laudatosi.va

O Borgo inclui palácios, monumentos e vestígios arqueológicos. Foto © Laudatosi.va

O foco central do Borgo Laudato Si’, segundo adianta o seu sítio oficial, é a formação em ecologia integral e fraternidade, “uma educação que visa ser inclusiva e acessível a todos, com atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade. De formações profissionais a programas educativos, de experiências imersivas em contacto com a natureza a seminários e eventos culturais: tudo no Borgo oferece a oportunidade de desfrutar de programas educativos sobre os temas da Laudato Si’“.

A cerimónia de inauguração oficial está agendada para o próximo dia 5 de setembro (sexta-feira), às 16 horas (menos uma em Lisboa), em pleno Tempo da Criação (celebração ecuménica que se inicia a 1 de setembro, o Dia Mundial de Oração pela Criação, e termina a 4 de outubro, a Solenidade de São Francisco de Assis, santo padroeiro da ecologia e amado por diferentes denominações cristãs). O objetivo é que, durante este tempo, os cristãos de todo o mundo se unam pelo cuidado da sua casa comum.

Antes de presidir à Liturgia da Palavra com o Rito da Bênção, o Papa fará uma visita simbólica ao Borgo, percorrendo os seus principais espaços e encontrando-se com funcionários, colaboradores, suas famílias e todas as pessoas que, de diferentes formas, animam a vida do projeto: religiosos, formadores, estudantes, comunidades locais, parceiros e benfeitores. A cerimónia contará com a atuação do cantor Andrea Bocelli e do seu filho Matteo.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Guerras e mudanças de regime

[Entre Margens]

Guerras e mudanças de regime novidade

Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.