Cerimónia de escuteiros

Luz da Paz de Belém chega a Setúbal

| 11 Dez 2021

A chama chega a Portugal pela mão de escuteiros do CNE. Foto © CNE

 

Escuteiros de todo o país reúnem-se este domingo, dia 12, em Setúbal para “receber e celebrar a chegada da Luz da Paz de Belém”, numa cerimónia que decorre na Sé sadina.

De acordo com uma nota do Corpo Nacional de Escutas (CNE), os escuteiros de todas as regiões escutistas do país vão encontrar-se em Setúbal, para a partir daí levarem para as suas comunidades a chama que vem da Gruta da Natividade, em Belém, o local onde a tradição diz que Jesus nasceu.

Segundo o CNE, esta é uma iniciativa dos escuteiros da Áustria e de um canal de televisão austríaco: uma luz é acesa na Gruta da Natividade todos os anos por um jovem austríaco e depois partilhada a partir de Viena. Com ela vem uma mensagem de paz e reconciliação. Sem nunca se apagar durante o percurso, a chama chega a Portugal pela mão de escuteiros do CNE, que se deslocam à Áustria especialmente para a recolher.

O bispo de Setúbal, D. José Ornelas, atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, preside à cerimónia às 17h00, na Sé de Setúbal, onde são esperados cerca de 400 escuteiros, de todas as regiões do CNE.

 

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

Relatório da ONU alerta

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos novidade

O mais recente relatório da ONUSIDA, divulgado esta terça-feira, 29 de novembro,  é perentório: “o mundo continua a falhar à infância” na resposta contra a doença. No final de 2021, 800 mil crianças com VIH não recebiam qualquer tratamento. Entre os cinco e os 14 anos, apenas 40% tiveram acesso a medicamentos para a supressão viral. A boa notícia é que as mortes por sida caíram 5,79% face a 2020, mas a taxa de mortalidade observada entre as crianças é particularmente alarmante.

Gracia Nasi, judia e “marrana”

Documentário na RTP2

Gracia Nasi, judia e “marrana” novidade

Nascida em Portugal em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, Gracia Nasi pertencia a uma uma família de cristãos-novos expulsa de Castela. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império cobiçado, Gracia revelar-se-ia exímia gestora de negócios. A sua personalidade e o destino de outros 100 mil judeus sefarditas, expulsos de Portugal, são o foco do documentário Sefarad: Gracia Nasi (RTP2, 30/11, 23h20).

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This