Por oposição à mortalidade e analfabetismo antes de 1974

Mais dinheiro, mais saúde, mais educação. Os 50 anos de democracia em 19 gráficos

| 4 Mai 2024

25 Abril capitular, 25Abril, Catarina Castel-Branco, Mendo Castro Henriques

Cartaz 50 anos do 25 de Abril, com desenho de Catarina Castel-Branco e frase de Mendo Castro Henriques, para exposição na Galeria Diferença, a partir de 23 Abril 2024, nos 50 anos do 25 Abril 1974. Imagem cedida pelos autores.

 

Antes do 25 de Abril, mais de metade dos portugueses não tinha água canalizada em casa, um em cada quatro era analfabeto e Portugal tinha uma das mais altas taxas de mortalidade infantil da Europa. Hoje há cinco vezes mais alunos no Ensino Superior, as pessoas vivem em média mais 14 anos e são quatro vezes mais ricas.

 

Os cinquenta anos que Portugal celebra de democracia foram feitos de mudanças profundas, a nível demográfico, social e económico: a população cresceu, mas é hoje muito mais envelhecida; as mulheres conquistaram o seu espaço no mercado de trabalho e na sociedade; e a educação assumiu um papel fundamental e moldou também a economia pós-Estado Novo.

Com os dados dos Censos ao longo das décadas e do Instituto Nacional de Estatística (INE), a Renascença compara o nível de vida que o país tinha antes da revolução de 1974 com os números atuais, traça a evolução em áreas nevrálgicas como a saúde ou a educação – e que nem sempre batem certo com a perceção que os portugueses têm entre o país que viviam e aquele em que vivem agora.

Um trabalho de Diogo Camilo para ler e ver na Rádio Renascença.

 

Guerra e Paz: angústias e compromissos

Um ensaio

Guerra e Paz: angústias e compromissos novidade

Este é um escrito de um cristão angustiado e desorientado, e também com medo, porque acredita que uma guerra devastadora na Europa é de alta probabilidade. Quando se chega a este ponto, é porque a esperança é já pequena. Manda a consciência tentar fazer o possível por evitar a guerra e dar uma oportunidade à paz. — ensaio de Nuno Caiado

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This