De abril a outubro

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite

| 20 Mar 2023

vista do Vaticano ao anoitecer, foto Arnaud Vanderplancke

Nas palavras da diretora dos Museus do Vaticano, Bárbara Jatta, “as portas abrem-se para o coração e os olhos de quem se encontra na Cidade Eterna, para viver uma experiência inesquecível”. Foto © Arnaud Vanderplancke.

 

A iniciativa “Museus à noite” está de volta ao Vaticano. A partir de 14 de abril e até 20 de outubro, às sextas-feiras, os Museus do Vaticano vão estar abertos até às 22h30 e quem os visitar neste horário alargado terá direito a assistir a um concerto protagonizado por alunos dos diversos conservatórios de música italianos, ou por uma de três bandas sinfónicas.

A iniciativa foi divulgada este fim de semana e pretende constituir-se como um “diálogo especial entre música, arte e arquitetura”. Nas palavras da diretora dos Museus do Vaticano, Bárbara Jatta, “as portas abrem-se para o coração e os olhos de quem se encontra na Cidade Eterna, para viver uma experiência inesquecível”.

Os concertos, incluídos no bilhete de entrada, terão início às 20h e acontecerão em um de dois locais: a galeria Braço Novo, na abertura e encerramento do programa, e o Museu Gregoriano Profano, nas restantes sextas-feiras.

Tendo em conta a sua missão educativa e formativa, os Museus do Vaticano convidaram os alunos de vários conservatórios de música italianos a abrilhantar a maioria das noites. Os concertos dos dias de abertura e encerramento ficarão a cargo da Banda Musical do Corpo de Gendarmarua do Vaticano e da Banda Nacional da Guarda de Finança (14 de abril) e da Banda Nacional do Exército Italiano (20 de outubro).

No primeiro concerto de junho, haverá ainda uma apresentação preparada por músicos da Aeronáutica Militar, Corpo de Bombeiros, Granadeiros da Sardenha e Gendarmaria do Vaticano.

O programa detalhado pode ser consultado no site dos Museus do Vaticano.

 

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção?

“A Lista do Padre Carreira” debate

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção? novidade

Os silêncios do Papa Pio XII durante aa Segunda Guerra Mundial “foram uma escolha”. E não apenas no que se refere ao extermínio dos judeus: “Ele também não teve discursos críticos sobre a Polónia”, um “país católico que estava a ser dividido pelos alemães, exactamente por estar convencido de que uma tomada de posição pública teria aniquilado a Santa Sé”. A afirmação é do historiador Andrea Riccardi, e surge no contexto da reportagem A Lista do Padre Carreira, que será exibida nesta quarta-feira, 31 de Maio, na TVI, numa parceria entre a estação televisiva e o 7MARGENS.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel

Revisão da lei aprovada

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel novidade

Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus”

30 e 31 de maio

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus” novidade

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolhe esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, o simpósio “Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence” (em português, “Violência em Nome de Deus: Das Expectativas Apocalípticas à Violência”), no qual participam alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia para discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This