
Nas palavras da diretora dos Museus do Vaticano, Bárbara Jatta, “as portas abrem-se para o coração e os olhos de quem se encontra na Cidade Eterna, para viver uma experiência inesquecível”. Foto © Arnaud Vanderplancke.
A iniciativa “Museus à noite” está de volta ao Vaticano. A partir de 14 de abril e até 20 de outubro, às sextas-feiras, os Museus do Vaticano vão estar abertos até às 22h30 e quem os visitar neste horário alargado terá direito a assistir a um concerto protagonizado por alunos dos diversos conservatórios de música italianos, ou por uma de três bandas sinfónicas.
A iniciativa foi divulgada este fim de semana e pretende constituir-se como um “diálogo especial entre música, arte e arquitetura”. Nas palavras da diretora dos Museus do Vaticano, Bárbara Jatta, “as portas abrem-se para o coração e os olhos de quem se encontra na Cidade Eterna, para viver uma experiência inesquecível”.
Os concertos, incluídos no bilhete de entrada, terão início às 20h e acontecerão em um de dois locais: a galeria Braço Novo, na abertura e encerramento do programa, e o Museu Gregoriano Profano, nas restantes sextas-feiras.
Tendo em conta a sua missão educativa e formativa, os Museus do Vaticano convidaram os alunos de vários conservatórios de música italianos a abrilhantar a maioria das noites. Os concertos dos dias de abertura e encerramento ficarão a cargo da Banda Musical do Corpo de Gendarmarua do Vaticano e da Banda Nacional da Guarda de Finança (14 de abril) e da Banda Nacional do Exército Italiano (20 de outubro).
No primeiro concerto de junho, haverá ainda uma apresentação preparada por músicos da Aeronáutica Militar, Corpo de Bombeiros, Granadeiros da Sardenha e Gendarmaria do Vaticano.
O programa detalhado pode ser consultado no site dos Museus do Vaticano.