
O cartaz de Catarina Soares Barbosa, designer de Braga e colaboradora do 7MARGENS, para a campanha Now You See Me Moria, de apoio aos refugiados no campo da ilha de Lesbos.
Uma explosão de fotos do campo de refugiados de Moria, na ilha de Lesbos (Grécia) e de cartazes alusivos à situação que ali se vive está prevista para este domingo, 14 de Fevereiro, nas redes sociais. A proposta é da campanha Now You See Me Moria (Agora vês-me Moria), lançada por Noemí, editora de fotografia espanhola que trabalha na Holanda e Amir, refugiado afegão que vive em Moria, aos quais se juntaram mais dois refugiados – Qutaeba, da Síria e Ali, também do Afeganistão.
Desde Agosto de 2020, desafiando o facto de os jornalistas e fotógrafos não poderem ir a Moria e de os voluntários das ONG que lá trabalham estarem proibidos de publicar fotos do que se passa no campo, os três refugiados foram publicando fotos, numa “tentativa de sensibilizar as pessoas em toda a Europa para a situação” que ali se vive, e como forma de “apelo urgente aos políticos para que haja uma mudança”.
Numa conta na rede social Instagram, já podem ser vistas muitas fotografias do campo, enquanto a galeria da página digital criada para a iniciativa mostra centenas de cartazes.
“Vamos garantir que nenhum de nós possa desviar o olhar, tornando as histórias dos refugiados mais visíveis. E façamo-lo nós próprios. Este é um convite aos designers europeus para criarem cartazes baseados nas fotografias tiradas pelas pessoas no campo. E um apelo a todos nós para os colocarmos onde pudermos nos 27 países da União Europeia. Começando com as janelas das nossas casas. Haverá um dia melhor para isto que 14 de Fevereiro, dia de São Valentim?”